segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mãos ao alto, é um assalto!

11316157





Uma caixinha de brinquedo tem preocupado alguns brasileiros. É um kit de Lego com dois ladrões, dois policiais, um cachorro, um caixa eletrônico e uma viatura.


O motivo da preocupação é um suposto incentivo à violência e o temor de que a caixinha “ensine” as crianças a roubar.


Ora, o ladrão não ensina a roubar do mesmo jeito que o Lobo não ensina a ser mau. No semblante dos bonecos, fica bem claro de que lado cada um está.


Apesar disso, não compraria esse Lego pros meus filhos (a não ser com alguma motivação específica), principalmente porque ele aborda um problema muito real e muito duro que não precisaria, em tese, ser administrado pelas crianças. (Os Lobos, os bandidos com bandana na boca, os monstros, os piratas e todo mal que se puder fantasiar são mais legais). O real é tão mais ofensivo que o kit produzido na Dinamarca foi motivador de indignação justamente no contexto brasileiro.


Mas ressalva seja feita: estou falando do meu lugar e realmente não sei que receptividade o mesmo brinquedo teria entre as crianças de classe média dos centros mais violentos e, mais ainda, entre as crianças moradoras de favela, infelizmente mais próximas de todo esse terror urbano.


E entendo que o policial indignado da reportagem não queira ver esse Lego em saco de Papai Noel. Mas ele pode ficar despreocupado: se considerado o preço de uma caixinha de Lego, infelizmente, essa discussão não vai subir o morro.





_Cibele_

Um comentário:

Claudia Souza disse...

Concordo em gênero, número e grau com a tese da minha querida sócia. E faria a mesma ressalva.
Ai-que-preguiça desse tipo de postura que está por toda parte, como se as crianças devessem ser criadas dentro de uma bolha de plástico ideológica! tsc tsc tsc
=*

 
BlogBlogs.Com.Br