segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sucata ou material?

Quando comecei a trabalhar com o grupo Progettoqualegioco, no fim de 2006, tinha chegado há apenas 2 meses na Itália e era tudo muito novo pra mim. Confesso que passei um tempão até conseguir compreender a diferença fundamental entre a metodologia que eles propunham e aquela com que estava acostumada a trabalhar no Brasil.

PQG4

Ou seja, que a “cultura do re-uso” obriga a repensar todo o processo de existência dos objetos na sociedade: cada “coisa” tem um nascimento, uma vida e uma morte e o fato de ser re-inserida no processo de significados sociais através de uma ou várias transformações  quer dizer exatamente uma re-colocação, um novo investimento em algo que tinha perdido seu valor social.

PQG3

Trocando em miúdos, a garrafa pet que tinha sido jogada no lixo estava “morta”, seria apenas um dado estatístico na preocupante produção de lixo mundial (um lixo que pode nos   soterrar daqui a alguns anos). Recuperada, lavada, cortada em modo interessante e oferecida às crianças de forma  instigante essa garrafa pode re-encontrar suas características iniciais como material, o que significa entrar novamente no ciclo de significados sociais, até vir a ser revigorada numa obra criativa que torna difícil identificar o objeto garrafa de origem.

PQG2

A metodologia de Progettoqualegioco em síntese é esta:  coletar a sucata doméstica e industrial e re-significá-la como material, pra depois (e só depois) colocá-la a disposição das crianças pra criar e brincar. Notem essa passagem interessante: o educador realiza uma primeira transformação na sucata, ANTES de oferecê-la às crianças. Quando chega a elas, então, não é mais sucata, mas o material de origem, revigorado e embelezado, que provocará e estimulará o ato criativo.

PQG1

O trabalho do educador prevê todo um estudo dos materiais, pesquisa, coleta seletiva, organização do depósito, recortes, colocações, etc, ações complementares que tem a ver com Estética, com Design, com oficina e com ato criativo. Os resultados dessa delicada operação são impressionantes. As obras que as crianças produzem não são apenas “pedaços de sucata grudados uns aos outros” pra formar um objeto, mas verdadeiras obras de arte.

Continuo colaborando com o grupo e a cada dia aprendo mais. Pra quem se interessar, estão disponíveis diversos formatos de consultoria a distância, em português. Seja pra aprender a coletar e a organizar o material, até sobre a metodologia das oficinas. Basta entrar em contato no site que linkei acima.

_Claudia_

2 comentários:

Maria Claudia disse...

Oi Claudia,
Fiquei muito interessada em conhecer mais sobre esse trabalho. Tentei entrar no site, mas como não falo italiano, não consegui localizar essa área em português... Você poderia me ajudar?
Obrigada!

Claudia Souza disse...

Oi, Maria Claudia
Infelizmente, o grupo não dispõe de nenhum texto em português até o momento. Existem apenas formatos de cursos e de consultoria a distância em português. Se você quiser, pode mandar suas questões pra mim e eu tento responder, ok? claudia.souza@progettoqualegioco.it
Você pode também procurar sobe o trabalho de Bruno Munari, que é inspirador do projeto e sobre o projeto Re Mida de Reggio Emilia(mesmo se PQG acrescenta muito a eles em termos de oficinas e metodologia, partiu dali).
Um abraço e volte sempre!

 
BlogBlogs.Com.Br