segunda-feira, 4 de julho de 2011

Medidas Lúdicas–Meu para casa

 

Comecei meu para casa pensando nessas duas palavras “medida” e  “lúdica” e resolvi trabalhar com o duplo sentido da palavra medida. Medida tem a ideia de mensuração, medição, referência, critério ou valor, mas também tem a ideia de atitude. Uma medida é uma atitude tomada.

Depois pensei que o tamanho e as medições são mesmo uma questão pras crianças. Taí a Alice pra não me deixar mentir, os anões, o Pequeno Polegar, os gigantes e os dinossauros. O que é pequeno? O que é grande? O médio e a justa medida só são mesmo alcançáveis na mão da copeira que serve o pingado, o café com leite, a média. Quanto de café? Quanto de leite? Qual a diferença entre um copo meio vazio e um copo meio cheio? Qual o tamanho da gente e das gentes.

Pensando nisso, me lembrei de um vídeo do educador e filósofo Sérgio Cortella chamado “Sabe com quem você está falando?” que fala justamente sobre essas medidas de grandeza. Decidi então enviá-lo a TODOS os deputados da Assembléia Legislativa de MG coisa que me deu um trabalhão. Na verdade, ainda não consegui terminar porque estou recortando e colando os e-mails um a um do site da ALMG. Ufa!

Sobre medidas de grandeza

Passada essa primeira parte, me indignei com a MEDIDA REGULADORA do vereador Paulinho Motorista que pretende proibir o uso de copos e garrafas de vidro em casas noturnas de BH, argumentando que a MEDIDA diminuiria a violência. Ora, um copo lagoinha não é o mesmo que uma arma de fogo e se o sujeito pensa em agredir alguém com esse recipiente que é nome de banda de samba, é porque o faria de qualquer jeito. Nem que fosse com um paralelepípedo da rua. Por isso, inicio como uma segunda MEDIDA LÚDICA, uma paródia para a lei 839/09. Sugiro a criação de uma lei que proíbe o uso de Bics tinta azul na Câmara dos Vereadores a fim de evitar o crescimento da violência do pensamento pequeno reinante na casa.

caneta-bic-cristal

A Campanha ganhou uma imagem que circula no facebook.

placa bic

 

Depois, me deu vontade de tomar uma micro medida lúdica, já que essas eram macro medidas lúdicas. Resolvi então colocar um letreiro no elevador do meu prédio que está em pleno processo de confecção com a participação das crianças. Tiro fotos e mando em breve.

Por último, relato a dificuldade da tarefa, já que várias medidas lúdicas que me ocorreram eram muito legais, mas não poderiam ser postadas aqui sob o risco de expor a pessoa da qual eu discordava. E expor ou humilhar o outro não é lúdico, né? Mesmo a criança, vale lembrar, tem direiro à privacidade.

Dentro desse dilema, resolvi adotar uma auto medida lúdica e refletir sobre atitudes minhas das quais eu não concordava. Aí vale, afinal, o único deboche possível_ o autodeboche. Andava, essa que vos fala, com um problemão de medida: aumentando demais o que não era tão grande (há quem chame isso de tempestade em copo d´água). Refiz minhas prioridades e botei lá no topo uma providência que vivia sendo adiada: dar um beijo e uma abraço numa amiga distante. 

Na minha última medida lúdica, peguei um ônibus rumo a Divinópolis para cumprir essa tarefa, deixando pra trás marido e filho. Dei o beijo, o abraço, tricotei por horas e horas a fio e ainda estou pensando como consegui adiar uma necessidade tão fundamental! Nesse caso, tomar uma medida era sinônimo de tomar uma cerveja ( e em copo de vidro!).

Sem querer, ainda tomei uma outra medida lúdica: como voltei ontem, desobedeci meu prazo com a Clau, o que para uma pessoa que se leva prazos e compromissos a sério demais é uma micro-revolução.

Em Divinópolis ainda tive uma excelente ideia de medida lúdica que não pude executar, mas que tentarei em breve. Essa exige planejamento apurado, apuro estético e estratégia de execução.

Acho que as medidas lúdicas entraram na ordem dos meus dias.

_Cibele_

5 comentários:

Claudia Souza disse...

Nota "10 e lodi" como dizem aqui, e significa 10 com honra!!
Fantástico! Meu desafio desdobrado em três ou quatro...
Muito, muito legal, Ci. Parabéns.

##
Ai ai, acho que também fui fisgada pelas medidas lúdicas...

##
Agora ok. Pode passar o meu próximo desafio =)

Fernanda disse...

Cibele, que orgulho de ser sua amiga!
Beijos admirados.
Fer W

Cibele disse...

Clau, já já te mando um post desafio...

Fernanda, amore, eu também tenho o maior orgulho de ser sua amiga! Lóviu!

Claudia Souza disse...

Errei. Se escreve "10 e lodE", com E, não com i. Eu sempre confundo, desculpem!
##
Posso me meter no confete? Também fico super orgulhosa dessa amiga-sócia! =)

Cibele disse...

Licença leitores, pro cute cute...ah, Clau, eu também me orgulho e acho um luxo ter um quintal com vosmicê!!! (coraçõezinhos subindo). Fim do cute cute, obrigada pela compreensão.

 
BlogBlogs.Com.Br