sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ser ou não ser

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A construção da Moral de uma criança é um trabalho tão delicado com o qual poucos adultos colaboram. É sempre mais fácil favorecer a heteronomia que a autonomia. Aliás, não se pensa muito nisso não: é “normal” adulto mandar e criança obedecer, é “normal” adulto castigar e criança ser castigada, tanto quanto é “normal” a criança agir “corretamente” (isto é, como o adulto diz) só pra ganhar o prêmio ou pra agradar o adulto. Hoje em dia tem sido “normal” também “largar essa coisa de regras pra lá”…

Precisa de muita reflexão ética e de muita firmeza pra querer colaborar nesse sentido; aliás sentido, é essa a palavra justa. Porque em tudo que se refere a crianças existe uma busca de sentido. Inclusive nas regras. O trabalho com as crianças passa necessariamente pelo sentido das coisas. Por isso é um trabalho muito mais CULTURAL que pedagógico.

Piaget escreveu um livro muito bom sobre a moralidade e pra quem não se importa de pelejar com o “estilo” de escrita  do grande epistemólogo suíço, aí vai a indicação.

O Juízo Moral na Criança, Jean Piaget, 304 págs., Ed. Summus.

Eu sempre pelejei e sempre valeu a pena.

Pra quem, ao invés, quer um texto breve e bem escrito sobre essa obra, tem esse artigo aqui que dá algumas noções importantes de um jeito bom.

Outra ótima fonte a respeito são os escritos do psicólogo Yves Della Taille, especialista em Psicologia Moral. Aqui um ótimo vídeo dele, mas guglando você encontra muito mais.

_Claudia_

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