domingo, 9 de agosto de 2009

A escola do Era uma Vez

Foto: escolinha de bonecas no Museo del Giocattolo


O Museo del Giocattolo di Milano tem uma sessão inteira dedicada à Escola. Tem inclusive uma sala montada como sala de aula do século XIX. As carteiras, a cátedra, os quadros educativos na parede. Esparsos, alguns objetos desse contexto: a bolsinha da professora apoiada na sua mesa, a palmatória (terrível instrumento de punição de crianças desobedientes e/ou distraídas, que pode ser também vista no Museu Histórico Abílio Barreto), a maleta do estudante (incrivelmente feita de papelão, eu juraria que era de couro), a baqueta (varinha que os professores usavam pra indicar os temas e às vezes pra intimidar a classe), lápis, canetas estilo tinteiro, papéis, livros e cadernos antigos.

Durante a visita comentada, os operadores fazem com as crianças uma representação de como era ser aluno nos tempos dos nossos avós.
Experimentem ficar 2 minutos imóveis, com a coluna ereta e os olhos fixos.
Se alguma criança se move antes do término do jogo, é convidada a experimentar a palmatória (de mentirinha, claro). Com a ressalva de que, naquela época, se reclamassem da punição corporal em casa, eram punidas de novo pelos pais.
Tentem escrever com estas penas aqui.
O mata-borrão é a parte mais difícil.

No final, uma comparação com a escola atual. As crianças suspiram aliviadas. E as professoras suspiram também... cansadas. É muito mais difícil lidar com espíritos livres =)



_Claudia Souza_

4 comentários:

Cibbele Carvalho disse...

Achei lindo o post, caiu como uma luva para a volta_tardia_ às aulas. No auge da preguicinha que bate no fim das férias, a gente busca lááááá no fundo responder de novo, porque é mesmo que a gente frequenta esse espaço diariamente?
Ci

Claudia Souza disse...

Boa volta às aulas aí no Brasil. Por aqui, as férias continuam! Aula só a partir de 14 de setembro. Beijos em férias!!

QUINTEIRAS disse...

São férias esticadas por causa da gripe, Clau?

Claudia Souza disse...

Não, Ci, férias normais mesmo. É esse o esquema aqui na Europa. As aulas terminam tipo 5, 6 de junho e só voltam tipo 12, 14 de setembro. Três meses de férias, um verdadeiro Verão. Mas também com o calor que faz aqui menino nenhum ia aguentar estudar nesse período. A Europa se move em peso nessa época, é uma loucura, Milão vira uma cidade fantasma com lojas fechadas e etc... Bem, eu que trabalho com escolares, fico a ver navios nessa época do ano, esperando eles voltarem pra defender meu ganha-pão. Daí aproveito pra fazer eu também minhas viagens. Beijo!

 
BlogBlogs.Com.Br