quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lendas e mais lendas

images Como todo povo, o Brasil produziu muita coisa tentando dar sentido a uma vida sem sentido (tem até aquela frase linda da Alda Merini que diz que “a vida não tem sentido mas é a vida que nos dá um sentido”). E é isso a cultura popular, esse emaranhado de personagens, objetos, invenções, palavras, canções, histórias e principalmente lendas, que se juntam pra dar sentido.

As lendas de um povo revelam muito da alma desse povo. As lendas da Cultura Popular Brasileira são um retratinho 3X4 da alma de cada pessoa que nasceu, vive ou viveu no Brasil – por dentro. Porque tocam nos nossos medos, nos nossos sentimentos mais ancestrais, nas nossas espectativas, no nosso jeito de ser mais genuíno.

Às vezes, escuto falar delas de um modo depreciativo ou meio desvalorizado, como se o que vem do povo fosse um conhecimento menor. A própria palavra “folclore” é geralmente usada em modo meio depreciativo, nunca fui muito com a carinha dela, embora o significato real seja bem bonito e próximo do que a gente entende por Cultura Popular. E essa coisa de limitar o folclore a uma data comemorativa (em agosto, acho) me incomoda ainda mais. A Cultura Popular não pode fazer parte da nossa vida o ano inteiro?

Eu defendo a idéia de que as crianças brasileiras precisam crescer cercadas pelas nossas lendas. Que sejam as lendas indígenas (lindas-de-morrer), as lendas do campo, as lendas urbanas. Que sejam originais ou revisitadas. Meninos que conhecem e fazem uso das lendas de seu povo sabem entender mais quem são de verdade.

(Tudo bem que conhecer também as lendas gregas, as latino-americanas, africanas, européias, asiáticas, as novas-lendas-americanas (veiculadas pelo cinema e pelos quadrinhos), só pra dar exemplo porque lenda tem no mundo inteiro, não seja nada mal. Mas as nossas é que são a nossa cara, as nossas é que têm de ser a referência dos pequenos).

_Claudia_

3 comentários:

Cibbele Carvalho disse...

Ah...lindo texto...até me deu umas idéias...e estão abertos os trabalhos de 2010!
Beijos
Ci

Claudia Souza disse...

A gente pega no tramco mas vai hehe

Claudia Souza disse...

G-zuis! Isso foi erro de digitação! TraNco!! Acho que misturei trampo com tranco!!

 
BlogBlogs.Com.Br