quinta-feira, 15 de abril de 2010

“Penso com todo o meu ser”

Li essa matéria da revista inglesa New Scientist : novas descobertas da Ciência sobre o pensamento humano demonstram que o corpo e suas relações com o ambiente tem grande influência na regulação dos nossos pensamentos, inclusive aqueles mais abstratos. Esses experimentos científicos são meio estranhos, mas são úteis pra mudar algumas posturas consolidadas.


campana01

Trinta anos atrás, o linguista George Lakoff e o filosofo Mark Johnson propuseram a “teoria da metáfora”, segundo a qual o pensamento abstrato é ligado ao funcionamento do corpo. Agora Tobias Loescher e seus colaboradores, na Australia, encontraram um nexo entre a capacidade de pensar em um número casual e certos movimentos do corpo, registrando os movimentos dos olhos de sujeitos destros enquanto deviam dizer casualmente uma série de números compreendidos entre 1 e 30. Durante o experimento, se o sujeito olhava à esquerda ou para baixo, com frequência escolhia um número inferior ao antecessor, se olhava para o alto ou para a direita, um número superior ao antecessor. Além disso, uma maior ou menor distância de onde lançava seu olhar era relacionada a uma maior ou menor diferença entre o número escolhido e o antecessor.

Para os pesquisadores, estas relações dependem de como o pensamento se desenvolve durante a infância. Para imaginar os números, os voluntários usam dois conjuntos de metáforas: alto=mais e baixo=menos. Direita=mais e esquerda=menos. Estas metáforas seriam apreendidas na infância: uma criança que olha um copo enquanto se enche de água ou brinca de construção aprende, por exemplo, que altura equivale a maior quantidade. Provavelmente, explicam os cientistas, as áreas do cérebro que processam quantidade e altura são colegadas durante o crescimento e produzem uma noção automática da metáfora alto=mais. Do mesmo modo, os destros tendem a considerar direita=mais porque o direito é seu lado dominante.

Mas são os movimentos dos olhos a determinar a escolha dos números ou o contrário? Para compreender se os movimentos podem guiar o pensamento, os psicolinguistas Daniel Casasanto e Max Planck, dos Países Baixos, observaram as metáforas que usamos pra falar dos nosso estado de ânimo. Pediram a estudantes para transferir bolinhas de gude de uma caixa mais alta a outra mais baixa e vice-versa, enquanto falavam de eventos com valência emocional positiva ou negativa. Enquanto colocavam as bolinhas nas caixas mais ao alto, os estudantes contavam muito mais rapidamente os casos de valência positiva e vice-versa. Além da velocidade, o movimento físico influi também sobre aquilo que se decide de dizer ou pensar? Um outro experimento revelou que sim: enquanto transferiam as bolinhas pro alto ou pra baixo, os estudantes respondiam a perguntas neutras, como “O que você fez ontem?”. E tendiam a falar de eventos positivos quando colocavam as bolinhas na caixa do alto e de eventos negativos quando as colocavam nas caixas de baixo. Casasanto demonstrou ainda que quem usa o corpo de um modo diferente pensa em modo diferente.

Com certeza, ficar parado e calado não é o melhor jeito de estudar matemática...

_ Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br