sexta-feira, 23 de abril de 2010

Semana da Cultura

1270828845129_BannerXIISettimana Essa semana está acontecendo aqui em Milão a Semana da Cultura. Todos os museus estão abertos ao público, com mostras, propostas interativas e novidades. Os teatros e cinemas estão pela metade do preço. As bibliotecas estão oferecendo livros em doação.

Ontem fui à Pinacoteca da Academia de Belas Arte de Brera, que é uma das maiores da Europa em Arte Renascentista. Desde que cheguei aqui fiz uma assinatura anual e ali virou um pouco o meu ponto de relaxamento (até porque é situada na parte mais charmosa da cidade). Ontem estava toda alterada, com umas instalaçõoes lindas-de-morrer que queria ter fotografado pra vocês verem mas não dava por causa da pouca luz.

Uma delas era do cineasta inglês Peter Greenway, que projeta imagens e luz em quadros, mudando completamente o aspecto e o ponto de vista. Já tinha visto um trabalho seu há alguns anos sobre o afresco A Última Ceia de Leonardo da Vinci (que “mora” aqui em Milão e essa semana também está em regime gratuito – normalmente custa um absurdo vê-la). Ele tem feito com frequência esse trabalho de interferência em obras da Renascença.

A outra era muito muito linda! Fizeram uma montagem com quadros de Madonas renascentistas com vídeos de mães do mundo inteiro amamentando seus filhos. De arrepiar.

O mais legal dessas iniciativas é ver as crianças. O povo leva mesmo, pais, escolas e elas participam de tudo que podem e tem direito. E vão brincar em meio a obras de arte e atividades culturais pra ninguém botar defeito (inclusive entrando dentro de um submarino de verdade no Museu de Ciência e Tecnologia).

_Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br