sábado, 14 de agosto de 2010

Brincadeiras cantadas

Pegando carona (como a gente sempre faz aqui) no post da Ci, lembrei e deu vontade de falar sobre as brincadeiras cantadas tão comuns e tão fartas na Cultura da Criança.

Cantadas ou rimadas, “parlendadas” através de versinhos, de lenga-lengas, de tango-lo-mangos ou de ladainhas (que sao aquelas inventadas no quentinho da brincadeira, como me explicou a escritora Vera Lucia Dias, pesquisadora do assunto). As crianças arrumam um jeito de fazer diálogos singelos ficarem especiais e criam um jogo narrado, isto é, com as palavras ditando o ritmo da brincadeira.

Isso me lembra o que disse Guimarães Rosa: Toda ação principia mesmo é por uma palavra pensada.

Tão aí a Boca de Forno, as muitas Estátuas, o Chicotinho Queimado, o Balança Caixão, o Elefantinho Colorido, o Mar Vermelho, a Maria Viola, a Barra Manteiga, a Dona Laura… e tantas outras que não me deixam mentir. As cirandas também, já que são conduzidas pelas canções. (Aliás, conhecem todas essas aí? Se sim, seu repertório lúdico está bem razoável. Se não, podem me dizer que boto as parlendas aqui pra vocês).

_Claudia_ encoberta de palavras na Bienal do Livro de São Paulo (aguardem post a respeito)

Um comentário:

Cibele disse...

Dona Laura eu não sei, não...me ensina? Uns meninos me disseram que a estátua da vez é cantar Marcha Soldado e no fim "Brasil 2000 quem mexer saiu"!

 
BlogBlogs.Com.Br