Domingo passado foi inaugurado o “Nuovo Parco Arcobaleno”, em Cavenago di Brianza, cidadezinha colada em Milão.
O parque nasceu de um conceito de espaço lúdico ao ar livre que desenvolvi com as duas arquitetas da Associação ProgettoQualeGioco, Marilena Adamo e Elena Carafa, que realizaram o projeto arquitetônico.
A base é uma simples pergunta: “Como se pode brincar com…”. A partir daí, uma forma alternativa de conceber um parque, levando em consideração elementos como interação entre as pessoas (em contraposição a brinquedos alienantes e individualistas), brincadeira ativa (em contraposição a repetição e movimentos estereotipados), descoberta da natureza (em contraposição aos brinquedos industriais), apelo à Arte (dimensão estética do brinquedo e dos espaços) e bem-estar urbano (possibilidade de brincar em segurança e tranquilidade na área urbana).
Vejam alguns exemplos do resultado:
O trepa-trepa de troncos trabalhados:
A área skate, pros adolescentes:
Uma “piscina” de pedras pra “meditar” equilibrando:
Na foto acima, o escorregador no “morrinho”, sem escada, e o pula-pula sonoro. (Melhor dar zoom na foto pra ver os detalhes). Abaixo o balanço com materiais recuperados.
Uma das grandes pedras do parque… pra escalar e pra bater papo furado na sombra. Afinal, os pais também podem (e devem!) aproveitar o parque.
_Claudia_
Nenhum comentário:
Postar um comentário