segunda-feira, 30 de maio de 2011

Novo Parque Arco-íris, a cidade a favor da brincadeira espontânea

Domingo passado foi inaugurado o “Nuovo Parco Arcobaleno”, em Cavenago di Brianza, cidadezinha colada em Milão.

O parque nasceu de um  conceito de espaço lúdico ao ar livre que desenvolvi com  as duas arquitetas da Associação ProgettoQualeGioco,  Marilena Adamo e Elena Carafa, que realizaram o projeto arquitetônico.

A base é uma simples pergunta: “Como se pode brincar com…”. A partir daí, uma forma alternativa de conceber um parque, levando em consideração elementos como interação entre as pessoas (em contraposição a brinquedos alienantes e individualistas), brincadeira ativa (em contraposição a repetição e movimentos estereotipados), descoberta da natureza (em contraposição aos brinquedos industriais), apelo à Arte (dimensão estética do brinquedo e dos espaços)  e bem-estar urbano (possibilidade de brincar em segurança e tranquilidade na área urbana).

Vejam alguns exemplos do resultado:

O trepa-trepa de troncos trabalhados:

Iphone 004

A fonte-escultura:Iphone 010

A área skate, pros adolescentes:Iphone 027

Uma “piscina” de pedras pra “meditar” equilibrando:Iphone 022

  Iphone 032

Na foto acima, o escorregador no “morrinho”, sem escada, e o pula-pula sonoro. (Melhor dar zoom na foto pra ver os detalhes). Abaixo o balanço com materiais recuperados.

Iphone 033

Iphone 020

Uma das grandes pedras do parque… pra escalar e pra bater papo furado na sombra. Afinal, os pais também podem (e devem!) aproveitar o parque.

_Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br