sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Museus para ou sobre a infância ao redor do mundo _ uma nova série_ capítulo 1

 

getimage

Os estudos sobre museus estão crescendo muito, talvez porque a educação tenha percebido esse espaço também como uma instituição educativa. Já se fala inclusive em uma didática museal.

No Brasil, a coisa ainda engatinha, mas espalhados pelo mundo afora, há muitos museus bacanas para ou sobre a infância.

Os museus para as crianças podem ter os mais diversos assuntos, mas tentam torná-los acessíveis  a essa faixa etária. Os museus sobre a infância costumam abordar essa faixa etária como  estudo, com forte potencial antropológico ou histórico, mas se destinam a qualquer idade. Na verdade, essa é uma divisão didática. No fim, criança não vai sozinha ao museu, vai acompanha de um adulto. E os adultos espertos quase sempre imaginam formas de fazer a ponte entre a criança e o museu, por mais intimidador que seu conteúdo possa ser.

Aqui começa mais uma série do Quintarola. Dar uma voltinha por aí visitando (virtualmente) alguns museus, pensando neles e com eles. Começo a série com o The Brooklyn Childrens Museus (link meu), possivelmente o primeiro museu desse setor no mundo, inspirador de diversas outras iniciativas. Situado em Nova Iorque, ele foi inaugurado em 1899.

Virtualmente, há algumas exposições muito legais para serem visitadas: uma coleção de chocalhos, uma coleção de objetos sobre a noite, outra de armas, uma coleção de bonecas fabricadas em razão da coroação da Rainha Elizabeth II e muito mais.

Pra gente ver que museu para crianças não precisa de ser museu só de brinquedos e que reciclado é muito mais que bonequinho de garrafa pet.

PS: Adoro a música desse site!

_Cibele_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br