terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sexismos

Uma amiga comprou pras suas gêmeas de dois anos a fantástica “mini-cozinha IKEA”  (no link se vê apenas a pia, mas vendem a mini-cozinha completa) e andam se deliciando mãe e filhas na brincadeira de fazer comidinha. O legal foi que, na loja, ela viu vários meninos experimentando o brinquedo com gosto, e diversos pais comprando pros filhos homens também, muito entusiasmados. Bons ventos!

                         image

Minha amiga  considera que a quantidade de programas de TV de culinária, com cozinheiros e chefs homens, pode ter a ver com esse maior relaxamento dos pais em adquirir uma cozinha de brinquedo pro filhote. Isso e outras leeeentas mudanças que vêm acontecendo na mentalidade dos pais, acho. Até bem pouco tempo atrás eles ainda resistiam a essa ideia. A mini-cozinha era muito associada só às meninas, como o trenzinho, o carrinho, etc, eram associados só aos meninos.

(Lembrei de um período, no início do CLIC, em que tínhamos oficinas de corte e costura. Os meninos (homens) amavam, tanto quanto as meninas. Uma mãe me contou, naquela ocasião, de ter vivido uma situação interessante no ônibus, com o filho entusiasmado que lhe mostrava os novos pontos de costura. “Muita gente me olhou atraversado”, ela disse.)

A gente tá careca de saber que identificação sexual é importante. Mas sexismo… é coisa pra superar mesmo. Confinar brinquedos nesse ou naquele sexo é uma grande besteira. Mesmo porque isso não tem nada a ver com identificação sexual.

_Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br