quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Os 10 brinquedos mais bacaninhas que já vi

E do PLEO faço um salto pra essa lista aqui. Inspirada pelas duas listas, a dos Brinquedos com Selo de Qualidade Quintarola e o Inventário da Cibele, comecei a pensar nos brinquedos que estao disponíveis hoje pras crianças e que são, a meu ver, um verdadeiro primor. Depois cada um pode fazer a sua.

1. Zizi, a macaquinha de Bruno Munari : é um brinquedo super simples, mas provocativo e versátil. Ultra-premiado, merecidamente.

2. Diabolo: o velho e bom brinquedo dos nossos avós,
recriado de mil-e-uma formas.





3. Tartaruga de tecido MUJI : Re-used Yarn Turtle : bichinho feito de tecido re-usado. Fofinha até nao acabar mais. Bem no japanese way of doing things.

4. Pesci, do designer Enzo Mari : um quebra-cabeças simplesmente divino, em resina.











5. Vaquinha do Mercado Central : existe coisa mais singela?


6. World in a bag MUJI - o mundo em lindas pecinhas de madeira, pra montar ao estilo d'O Pequeno Engenheiro (quem lembra?). Outra coisa linda dessa loja japonesa espalhada pelo mundo todo.


7. Animals puzzle, também do Enzo Mari : outro puzzle do extraordinário designer italiano. As peças sao encontradas em resina ou madeira, e podem ser também empilhadas umas sobre as outras.







8. Mikido – "barangandão" japonês: simplesmente adorável e divertido, como a versão artesanal recuperada por Adelsin em seu livro Barangandão Arco-Íris.








9. Espingardinha de rolha: meu filho me disse, aos cinco anos de idade, quando eu era ainda uma mãe radical e tentava lhe explicar por que nãao lhe comprava uma arminha de brinquedo: "Mãe, não se preocupe, essa é de brinquedo, não machuca ninguém, não! "


10. Caleidoscópio: uma das invenções mais geniais da humanidade,
em forma de brinquedo.






_Claudia Souza _

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu nao conheço boa parte desses brinquedos. AMO a vaquinha, temos uma aqui. E adoro o caleidoscopio tambem.
Lembrei do Mané Teimoso. Alias, lembrei de quando eu era criança. De quando a gente fazia roupa pra boneca (a gente nao que eu nunca soube fazer, mas tinha uma prima que fazia pra mim).
Beijins!!

Anônimo disse...

O Mané Teimoso, ou Mané Gostoso em algumas regioes, é aquele malabarista que fica no meio de duas hastes de madeira que a gente aperta. Maravilhoso mesmo, tinha esquecido dele. Valeu, Julie!

Anônimo disse...

Esses mesmo! :-))) E o mais legal é que podem ser empilhados também, viram um tipo de torre lindo!

 
BlogBlogs.Com.Br