terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Brinquedos com Selo de Qualidade Quintarola


O Natal vem chegando e somos bombardeados por toda sorte de anúncios de brinquedo. As crianças acabam fazendo suas listas, tendo por parâmetros o limitado universo dos anúncios televisivos. Até mesmo os canais fechados e ditos “pedagógicos” renderam-se. Há algum tempo são oferecidos, pelos olhos da cara, releituras das mesmas bonecas loiras, dos mesmos carrinhos e suas pistas, dos mesmos bebês que falam...
Especialistas se debruçam na tentativa de elencar critérios: adequação à faixa etária, gênero, segurança, impacto ambiental. No meio de tanta informação adulta, muitas vezes perdemos de vista o mais essencial no brinquedo: Sua capacidade de convidar a uma boa brincadeira.
Para aumentar as opções de escolha, sugerimos um pulinho (acompanhado das crianças) numa boa loja de brinquedos. Tente ver pela ótica infantil. Qual brincadeira tem provocado o gosto da criança? Quantas possibilidades de brincadeira o brinquedo traz? Ouça as razões da criança. Mostre outras possibilidades. Deixe-as pegar, cheirar, testar. Não se engane_ brinquedo educativo nem sempre é legal. Brincadeira não deveria ter que ensinar nada. Aliás, brinquedo, assim como a arte e a filosofia, está na categoria das inutilidades imediatas. Eles ficam melhores sem as rubricas, erro cometido por alguns dos sites linkados abaixo, que tentam explicar, classificar, categorizar, analisar, dissertar e por fim, dissecar taxonomica e ontologicamente o coitado do brinquedo.
Para mostrar que há muita coisa bacana por aí, selecionamos alguns brinquedos com SQQ (Selo de Qualidade Quintarola). Os brinquedos fabricados por grandes marcas não serão aqui lembrados, porque é quase impossível esquecê-los:

FABER CASTEL
kits criativos
LOJA TRENZINHO ON LINE – BRINQUEDOS EDUCATIVOS
Minha perspicaz sócia me alertou pra uma questão em que eu não havia pensado: a tenda de índio é bem americanizada. Mesmo assim, não a tirei da lista por representar uma opção mais genuína às barraquinhas de personagens e porque, se tivesse do meu tamanho, eu adoraria ganhar uma (ah, as incoerências do desejo...)! Mas fica aqui uma oportunidade de reflexão, inclusive para ser feita com as crianças e seus fortes apaches.
DRAGÃOZINHO – BRINQUEDOS CRIATIVOS
O interessante dessa loja é que ela classifica os brinquedos pelo material: metal, madeira, plástico... Pelo menos é uma classificação bem mais próxima da cultura da criança. Vale a pena ainda dar um pulinho no Almanaque do Dragão.
PEÇA RARA ARTES E OFÍCIOS
CAIXA DE BRINQUEDOS – BRINQUEDOS EDUCATIVOS
BATE BUMBO
Tacobol que também é conhecido por Taco ou Bentes Altas. Na Tok Stok também tem, embora não seja possível visualizar pelo site.
BONECOS CAMILA DESIGN
Lindos bonecos do bem que são vendidos aqui.

E finalmente, pra não parecermos nostálgicas...

Obrigada ::Fer:: pela dica de configuração em html.
_Cibele Carvalho_

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola gente, adoro o Quintarola, todo dia do um pulinho aqui! adorei o texto sobre o natal e tenho uma sugestao de presente pra natal.. é um presente DUPLO... quero dizer, convidar a figurinha pra uma "incurssão" no lixo limpo da casa para achar umas coisas bacanas pra construir aquilo que o meu pedro chama uma "construcao" com tampinhas de garrafa, canudinhos embalagens de yogurte fios e garrafa pet.. 2 em 1... o orgulho de um belo brinquedo do tamanho da nossa imaginacao e a compania da mamae envolvida em um projeto a quatro maos... a

Anônimo disse...

Belíssima sugestão, Paula!!! Já vi criança gostar tanto de casinha feita de caixa que desistiu da casa da Polly! Volte sempre, viu?

Anônimo disse...

E' isso ai, Paula. Ja até escrevi um post complementando esse pensamento... Beijo!

Anônimo disse...

tem também as bolas de meia...fizeram um sucesso danado na minha infância.J.

Anônimo disse...

todo dia venho aqui... e não posto nada. Minha irmã já tá achando que estou desprestigiando o seu blog. De jeito nenhum!
sugestões deliciosamente acertadas. Tem um site que gosto muito tb: www.brinqmania.com.br, com cada sugestão muito legal. bjs bjs bjs

 
BlogBlogs.Com.Br