quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Arqueologia doméstica

(Esse post vai especialmente para o Maurício J., que sugeriu aqui uma Frente de Liberação para os brinquedos esquecidos).

Que tal aproveitar as férias (no Brasil, o recesso) pra fazer junto com as crianças um pouco de arqueologia doméstica? Remexer armários e cantos procurando aqueles objetos interessantes que, de tão bem guardados, quase viraram fósseis? Mas que podem ser ainda usados
a) em brincadeiras
b) em jogos de construção
c) como arquivo da história familiar... e por aí vai.

... Caso não possam mais ser usados em família, podem ser trocados, (um bazar de trocas desses objetos pode ser divertido), doados ou, se realmente inúteis (o que é raríssimo) simplesmente jogados fora, pra liberar espaço pras novidades. É claro, fazendo isso com muito critério. O lixo atualmente é um dos pontos mais cruciais pra quem acredita que a Terra terá um futuro. Portanto há-que considerar que os objetos, como os seres vivos, têm um nascimento, uma vida e uma morte, três etapas que podem - ou não - ser significativas dependendo de como nós as tratamos.

Costumava fazer isso todas férias quando Davi era pequeno. Uma vez a gente encontrou uma coleção de brinquedinhos de kinder ovo dele. Não deu outra: virou uma moldura de um quadro. Há pouco tempo a Paula me mostrou um trabalho que fez com a meninada da escola do filho dela assim, moldura de kinder ovo. Vejam que bela sacada:

No centro, obras das crianças...


_Claudia Souza_ (contando com a presteza da sócia na entrega dos Pra Casas enquanto viaja)

2 comentários:

QUINTEIRAS disse...

Mas que moldura linda!!! Adorei a idéia!
Ci

Mauricio J. disse...

Oi Claudia, valeu pelo post, muito legal! Tenho um maleiro inteiro na casa da minha mãe só por conta destas viagens arqueológicas. Lá temos o Colossos (um carrão de controle remoto), o Armatron e muitos mais...rs. Não brinco muito com eles, mesmo porque a maioria depende de alguns consertos mesmo. Mas quando abro o maleiro vem muita sensação boa. Abraço, J.

 
BlogBlogs.Com.Br