terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Caracolando 3 - Mudando com crianças

Imagem da artista plástica Ilonessa

Mudar de casa é um desafio para a família, especialmente para as crianças. Se a criança está aprendendo a andar e já dominou degraus, vãos, tapetes e obstáculos daquela casa, terá de reaprender tudo isso em outro lugar. Cada casa tem lá sua orquestra de barulhos: a minha casa de infância faz até hoje um barulho de sapo coaxando na pia da cozinha, embora seja um apartamento de terceiro andar. O apartamento em que moro hoje tem aquele pi, pi, pi , aviso de garagem abrindo. Morei numa casa cheia de natureza e o barulho das cigarras em algumas épocas do ano chegava a ser chato demais.

Os pais podem ajudar a criança a identificar esses barulhos estranhos e a familiarizar com os novos espaços da casa. Uma vez, inventei um acampamento semanal em cada cômodo pra tentar acabar com o medo que a minha filha sentiu. Ajudou, mas não resolveu.

Junto com a mudança vem também o temor de perder os brinquedos. Se a criança puder participar da embalagem dos brinquedos, melhor. E pode ser legal deixar de fora o ursinho preferido ou a boneca de estimação.

Em todas as minhas mudanças, tentei alterar o mínimo possível a decoração pra diminuir o estranhamento. Acrescentei um item novo ao quarto da minha filha, à escolha da freguesa. Da última vez, ela escolheu a cor para pintar na parede. Rooooosa choque. Lição: Mais vale uma filha adaptada que o bom gosto dos pais!
Ansiedade, medo e saudade são sentimentos que quase sempre aparecem. Gosto de acolhê-los e não de negá-los. "Toda chegada é também despedida" diz a música. Admito que também sentirei saudades e não desqualifico a estrada que fica pra trás. Ela faz parte da nossa estória. São pessoas amigas e lugares. Fatos e cheiros que passam pra prateleira das lembranças. Dito isso, vale enumerar as razões que levaram à mudança, frisando os aspectos positivos.

Por último, o mais difícil pra mim que sou meio tímida, preparo-me pra ser mais ativa na procura de novos laços de amizade. Isso facilita muito a vida da meninada e a minha também, devo admitir.

Do novo enraizamento, o tempo se encarrega (embora a gente possa dar uma mãozinha) e quando menos se espera, a casa vira um lar.

Dois desenhos ótimos sobre o tema: Toy Story e a Estrela de Laura.

_Cibele_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br