segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Natal na telona

O Milagre da Rua 34


Não sendo da turma dos perus e leitões, isto é, daqueles que não simpatizam muito com o Natal, fiz uma lista de filmes sobre o espírito natalino que podem ser vistos com as crianças e cheguei à conclusão de que é difícil aliar cinema de qualidade a um tema tão...brega mesmo! Hahahahaha

A Rena do Nariz Vermelho (1964) foi um filme natalino que marcou a minha infância, numa época pré- vídeocassete, em que tínhamos de nos programar para assistir TV.

O Milagre da Rua 34 ou De Ilusão Também se Vive é um filme de 1947 que foi refilmado em 1994. A primeira versão ganhou três Oscars, entre eles os de Melhor Roteiro e História Original, embora possa parecer lento para as crianças de hoje. O que mais gostei foi da representação que o filme faz do universo adulto nas personagens dos juristas (juiz e advogado), do psicólogo e dos empresários. No test drive infantil, ficou o diálogo entre o Papai Noel e o psicólogo que lhe aplica um teste para saber se eles está biruta:

_Quantos anos você tem?
_Tenho a idade da minha língua, mas sou mais velho que meus dentes.
A segunda versão eu não vi, mas fiquei curiosa.

O outro filme é Um Natal Muito Louco (2004). Tinha tudo pra ser muito legal (mas é chaaaato), já que conta a história de um casal que decide não comemorar o Natal e sofre todo tipo de coersão social pra se render a ele. O final é decepcionante, mas vale a pena assistir pra sentir a força da tradição. Não é infantil, mas pode ser visto em família.
O estranho mundo de jack de Tim Burton é cinema com C maiúsculo. Expresso Polar é superprodução de encher os olhos e Esqueceram de Mim me diverte.

No século XXI, o filme reprisado da vez é Simplesmente Amor. Ainda não consegui vê-lo inteiro, mas os pedaços que acompanhei na TV a cabo achei bem bonitinho.

A minha lista foi uma mistura de esforço de memória e uma pesquisinha rápida no Google. É...de fato o tema não é dos mais amigáveis à sétima arte...


_Cibele_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br