quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bonecões e mamulengos

2762_bonecos_gigantes_olinda

Li que o (belíssimo) Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, vai promover um desfile de bonecões em volta da Estação da Luz e da Pinacoteca do Estado, ao ritmo de marchinhas de carnaval. Já não era sem tempo.

Já era hora das instituições culturais brasileiras apoiarem as manifestações mais jenuínas da nossa cultura, no meio da avalanche de “produtos de exportação” que enchem os olhos do brasileiro e principalmente do resto do mundo nesse período. Deslocar um pouco o foco não é nada mal. Principalmente pras crianças. Vou ficar esperando pra ver se as TVs italianas noticiam (também) esse evento =)

Enquanto isso, na terra do “Homem da Meia-Noite”, Olinda, o Museu do Mamulengo se prepara pra série de espetáculos carnavalescos com seus imperdíveis e célebres personagens: Tiridá, Mateus e Catirina, o boi de janeiro… Queria estar lá pra ver.

Fica aí uma idéia pras escolas: bonecões, mamulengos, burrinhas da Bahia, cirandas, marchinhas, samba de roda, frevo, maracatu… é tanta coisa pra festejar o carnaval que a mulata globeleza vai ficar chupando dedo.

_Claudia_

2 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

O problema é que essa tradição é vista como coisa do passado - exceto em Olinda, é claro - enquanto a mulata globeleza é apresentada/bombardeada como atualidade. Mais ou menos como o Saci Pererê versus halloween.

Claudia Souza disse...

Concordo com você, Allan. E acho que esse argumento de "modernidade" tem sido mais usado que devia...
Abraçâo.

 
BlogBlogs.Com.Br