terça-feira, 16 de março de 2010


Começou hoje, às 18 horas, rolando agora mesmo, vai até dia 18 e pode ser assistido via internet, olha que barato! São três mesas de debate:
1) Honrar a Infância
2) Refletir o consumismo e
3) Brincar.

Bora todo mundo pro quintal do vizinho. O último a sair puxe o portão, faz favor!
_Cibele_

7 comentários:

Claudia Souza disse...

Ôpa! Já puxei meu banquinho e tô na primeira fila! Paula, corre pra cá, você que é tão interessada nesse assunto.

PAULA JUCHEM disse...

Obrigada pela "convocação"! Adorei! Eu acho ótimo que se fale sobre o consumo na infância no Brasil, pois ao meu ver a sociedade brasileira ( bem mais que a Italiana, por exemplo) se inspira cada vez mais nos Estados Unidos, onde felicidade é diretamente proporcional a quantidade de coisa que você pode comprar. Corro o risco da generalização mas vejo isso demais nas famílias com quem convivo no Brasil: quem pode MAIS compra, mais ....quem pode menos da um jeito, paga em prestação e compra demais também ... outro fenômeno que me chama a atenção é o "suprir" a falta de tempo pra dedicar aos filhos de levar no parque, de cozinhar juntos de brincar em família, ... resolver com o consumo ou com escolas caríssimas que oferecem um infinidade coisas que ao meu ver são dispensáveis. Tudo isso é muito norte americano! Outro dia no maravilhoso blog do DENIS (SUSTENTÁVEL é POUCO), li o comentário de uma moça dizendo que para ela, o problema do aquecimento global podia ser resolvido com um STOP em botar filho no mundo.. adotando um criança, eu não vejo nenhum problema em querer ter um bebe, o grande problema é o estilo de vida que os nossos bebes e nossas crianças tem.. uma criança dos anos 2000 tem um impacto ambiental equivalente a umas 10 crianças dos anos 70 ... e mesmo assim não são necessariamente mais felizes ou mais equilibradas de 30 anos atras ... Bem vindas as discussões, bem vindo tudo o que serve pra ajudar aos pais e mães à um educação mais eco-compativel e mais saudável e serena com menos clubinho de internet e mais quintal , nao se faz por mal, se faz por falta de tempo e muitas vezes por falta de idéia melhor...e por falar nisso, o Quintarola é uma super referencia para boas idéias! parabéns meninas!

Cibbele Carvalho disse...

Também lembrei de você, Paula!

Vcs assistiram? Eu peguei do meio pro final porque o início coincidiu com o horário de buscar as crianças na escola. Parece que depois os vídeos serão disponibilizados pelo I. Alana...

Achei super bacana a reflexão sobre a mudança dos padrõesde consumo alimentares familiares...O cardápio doméstico antes afinado ao gostpo do marido e a ascensão da criança como definidora do consumo alimentar.

Parece que a criança anda definindo bastante os consumos familiares, não é? Há inclusive psicólogos e publicitários pesquisando o que eles chamam de fator amolação, isso é, como as crianças amolam seus pais para conseguirem o que querem.

Bom, se é assim, a educação dessas crianças para o consumo se tornou urgente...

Claudia Souza disse...

Eu não consegui ver! Tem alguma coisa de configuração de computador. Sou paleozóica! =( Vão me passando cola aí, gente!

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Parabéns pelo conteúdo do blog. Simplesmente fantástico!

Estarei sempre por aqui.

Um abração.

Pedro Antônio

Claudia Souza disse...

Oi, Pedro Antônio, obrigada! Seja muito bem-vindo! Contamos com teus comentários e sugestões. Abraço!

Claudia Souza disse...

Eu acho essas idéias da Paula super importantes. Ela toca num ponto bem nevrálgico da sociedade brasileira que é essa imitação do capitalismo americano. A gente já conversou muito sobre isso e ela já me indicou inúmeras leituras e vídeos. Indica aí pros leitores do Quintal também, viu Paula? Beijos e obrigada pela contribuição sempre pertinente.

 
BlogBlogs.Com.Br