quinta-feira, 11 de março de 2010

Contos populares 4: Contos de esperteza

Falando de politicamente correto hehe Taí os mais politicamente incorretos do planeta. Mas sabem que eu a-do-ro? Quando eu era pequena minha mãe dizia que eu gostava do “mal-feito” =)

O português Pedro Malasartes era meu ídolo na infância. A historinha dele com a sopa de pedras minha mãe me contava sempre, na mais pura tradição oral, e é excepcional. Mas tem muitas outras, o homem é terrível!

Malasartes

Depois tem o velho e bom Macaco Simão, aquele mesmo da história da Velha, em outros contos mirabolantes em que sempre vence pela esperteza, pra não dizer malandragem mesmo (inclusive num trecho d’O Macaco e a Velha inserido na versão recontada pelo Braguinha, como expliquei pra Cibele posts atrás). Tem também os irmãos-caçula dos contos de fadas. Os animaizinhos “indefesos” de várias fábulas. Nos desenhos animados então, tem milhões: o Pica-pau, o Jerry, o Piu-piu, o Papa-léguas, o Pernalonga… todos inspirados nesses contos antiiiiigos da cultura popular.

O bacaninha é quando o humilde, o mais fraco, a criança, vence o mais forte através de artimanhas. E vence porque se defende, porque o mais forte quer dominar. Tá certo, é um pouco aquela coisa dos fins justificarem os meios, mas as tramas são tão bem articuladas que, como conto, são divertidíssimas. E fazem pensar. Inclusive sobre nosso moralismo.

_Claudia_

4 comentários:

Cibbele Carvalho disse...

Adorei os links! Quem perder não é nada esperto...hohoho

Taí, nunca simpatizei muito com o pica-pau, mas pensando por esse lado, pela pequenez dele, taí...

Cibbele Carvalho disse...

Última coisa: a seguir os argumentos do texto do Dioclésio, as crianças que lerem esses contos se tornarão amorais. E aí?

Claudia Souza disse...

Ci, você tem a maior carinhha de que era fã do Malasartes também. Ou não é do teu tempo? ha ha ha
##
Pica-pau é muito cha-to. Acho que ali tem exagero da dose de malandragem, ele é meio perversinho né não?
##
Pela "óptica dioclesiana" (agora grilei com o acordo ortográfico também, mas vai assim mesmo, às antigas er er) as crianças deveriam ser "preservadas" é de toda e qualquer literatura!

Cibbele Carvalho disse...

Clau, Eu conhecia o Malasartes por passagens do Monteiro Lobato. Só fui mesmo ser apresentada a ele, assim, mais pessoalmente ; ) depois de grande...

 
BlogBlogs.Com.Br