domingo, 11 de abril de 2010

Ética para a Infância - parte 3 ou: A “arte” de fazer amigos e influenciar pessoas

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Em plena hegemonia do consumo, do mercado, de “vencedores”  e “perdedores”, da virtualidade (Social Network),  é normal que a Ética Publicitária prevaleça nas relações sociais.

É normal que se pense mais ao COMO dizer algo que ao QUE você quer dizer. É normal que todo mundo busque ferramentas pra obter novas modalidades (discursivas ou não)  de persuasão ou de sedução (no sentido lato).

É normal cuidar da própria imagem (muita gente adota um layout ou faz auto-promoção) e julgar a imagem alheia. É normal uma simpatia meio artificial (que muitas vezes esconde um desdém ou uma raiva que vão se tornando latentes). É normal que os discursos sejam meio – ou muito! – parecidos, compondo regrinhas de bem-pensar ou movimentos micro ou macro-políticos/sociais. É normal que se ambicione mais “amigos”, mais e mais “seguidores”, mais e mais e mais “adeptos”. É normal querer ser POPULAR. Assim o sujeito se VENDE melhor, mais gente o CONSOME, ele sente que tem mais poder. Assim a sua existência vale mais a pena. Faz sentido.

Estamos transmitindo essas mensagens às crianças.

Pode ser que a gente tenha perdido a Verdade no meio dessas tramas todas. Porque a Verdade deveria bastar. As pessoas que sempre fizeram a diferença e que mudaram os rumos da Humanidade foram aquelas que disseram a Verdade e pronto, não importa como, se com raiva, se nervosas, se calmas, se  secas, se antipáticas, se feias, se logorróicas ou sintéticas, se monossilábicas. Elas o fizeram segundo sua própria natureza.

_Claudia_

6 comentários:

Carol disse...

Ainda sobre o post da Ci, mas aproveitando esse, é mais fácil matricular na primeira comunhão, assim como é mais fácil comprar produtos de personagens, acessórios eletrônicos da moda, roupas que todo mundo usa, etc, etc. Me parece que o consumo é o principal responsável, hoje, pela criação de uma falsa sensação de pertencimento. Difícil e complicado é pertencer sem fazer muitas concessões. Beijos!

Claudia Souza disse...

Ei, Carol. Eu fico preocupada com a principal ecologia dos tempos atuais: a preservação da NOSSA PROPRIA NATUREZA. Ser o que se é, como se é, ser autêntico e genuino, afim aos próprios conceitos e valores, ao próprio jeito de ser, e gostar de ser como se é hoje está praticamente impossível. Mas existem AINDA os livre-pensadores, graçasadeus! Beijos pra você também.

Cibbele Carvalho disse...

Engraçado, né? Para fazer amigos e influenciar pessoas é preciso ser igual, estar de aCORdo. E discordar ou ser diferente é estar de fora...de fora do coração já que discordar e concordar têm lá no meio o "cor" do latim.

http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11185

Não sei se estou sendo muito poliana_ mas tenho que aproveitar essa oportunidade já que em geral tendo a ser muito mais cética do que isso_ me parece que pode, sim, apesar da etimologia, haver convivência (e até afeto) entre disCORdantes. Desde que ambos conCORdem que apesar das diferenças (em geral periféricas) estão ligados por um eixo central, uma ética, um aCORdo...o respeito pela convicção diferente, geralmente embasado pela dúvida ou falta de certeza das próprias convicções.

Se bem que hoje tô bem poliana mesmo, porque ando pensando muito se aposto no diálogo (e fico com Benjamim, por exemplo)ou na luta (e fecho com bourdieu).

hahahahaha

Claudia Souza disse...

Então, Ci. Precisa conhecer as técnicas publicitárias hehe pra "vender" a si mesmo, as próprias idéias e posturas.A forma vale mais que o conteúdo nesse mundo de hoje viu. Tenho saudade das pessoas como são por dentro, sem essas armaduras, sem esses rótulos publicitários, sem esse layout. Tenho saudade das diferenças óbvias, transparentes, as quais concordo demais com você, não precisam ser obstáculos à convivência pacífica. Muito embora a paz seja feita de lutas leais, né? =)

Cibbele Carvalho disse...

Bonito essa idéia das lutas leais...troco benjamim e bourdieu pela Clau! Fechado!

: )

Cibbele Carvalho disse...
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