segunda-feira, 7 de junho de 2010

Crianças e Cárcere

spaziogiallovaincittlocandinapersito No fim da semana passada, participei de um evento muito bonito. Uma ONG chamada Bambinisenzasbarre (Crianças sem barras, vinculada à Eurochips) organizou de quinta a domingo a “Semana Européia de Sensibilização sobre os Filhos de Pais Prisioneiros”. A intenção, além de tornar visíveis essas crianças através de suas representações pictóricas, era apresentar ao Parlamento Europeu uma carta de propostas sobre a importância da manutenção dos laços familiares quando um dos pais é detido (artigo 9 da Convenção da ONU dos Direitos da Infância e da Adolescência).

Durante o evento de abertura, foram expostos desenhos das crianças filhas de prisioneiros, diariamente acolhidas nos “Spazi Gialli” (Espaços Amarelos) nas prisões de San Vittore e Bollate, em Milão, enquanto esperam o encontro com os pais. O atelier de pintura do Cárcere foi reproduzido e aberto a todas as crianças, que puderam desenhar, pintar e ainda assistir a um espetáculo-oficina de um importante escritor da literatura infantojuvenil italiana, Roberto Piumini.

Na Itália, são 75.000 as crianças nessa situação, na Europa 820.000. No Brasil quantas serão, e no mundo…

E eu continuo sonhando com uma sociedade sem prisões.

_Claudia_

5 comentários:

Cibbele Carvalho disse...

Ah, que coisa linda! Fiquei querendo demais ver os desenhos da meninada...

QUINTEIRAS disse...

Excluí o "comentário" anterior porque, sem considerar o conteúdo, não creio que seja uma atitude civil usar a área comentários para divulgar o que quer que seja. Se alguém se interessa em divulgar uma idéia, uma iniciativa, etc, pode muito bem escrever pra gente e PEDIR LICENÇA. Teremos muito prazer em considerar. Peço desculpas ao autor do texto e aos leitores do Quintarola pelo incoveniente.
_Claudia_

Claudia Souza disse...

Ci, no site da Associação tem alguns desenhos, dá uma olhada! =)

Cibbele Carvalho disse...

Uê...entrei e não vi...vou procurar de novo...

Claudia Souza disse...

Ahhh, desculpa, tinha era no cartaz do evento! Mas não tem link pra ele... =(

 
BlogBlogs.Com.Br