quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais rapidinhas... pós-leitura de jornais

matrimonio-gay-argentina-02-large_1259517739 A gente vive contemporaneamente em Eras muito diferentes??? Enquanto a Argentina sai na frente na América Latina, juntando-se a outros 10 países do mundo, e aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo (Folha de São Paulo) na Georgia mulheres continuam a ser raptadas, estupradas, confinadas em torres e obrigadas a casar com seus raptores (como mostra a reportagem do francês Stephane Remael no Internazionale desta semana).

As poucas que conseguem escapar, ao voltar pra casa sãosvaneti-mulakhi-torri-3 desprezadas pela comunidade, principalmente por suas famílias, e quase todas acabam decidindo se submeter a seus algozes. As raras que batem o pé passam o resto da vida sozinhas e discriminadas. Mais raras ainda as que tem esboçado um tímido movimento de resistência, junto com filhas de mulheres raptadas que se recusam a seguir o mesmo destino de suas mães. A história de Dona Beja (com trama parecida) se passa nas Minas Gerais do século XVIII…

##

No Brasil, tramita no Congresso um projeto de lei que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças e adolescentes. Hoje, a psicóloga Rosely Sayão vai falar sobre isso num bate-papo na UOL. Não percam.


_ Claudia _ que já teve vontade de mudar o mundo mas acabou descobrindo que a única política real é a micro-política

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br