sábado, 16 de outubro de 2010

A Notícia:

Uma criança de 8 anos é chamada pelo Ministério Público a depor. Motivo: mordeu um vizinho de 7 anos no play...

Impressionante como a cada dia que passa, mais nossos desentendimentos vão se tornando casos de tribunal, expressando a dificuldade absurda de comunicação e empatia com as pessoas que nos cercam. No fim da notícia um argumento estranho, os pais da criança mordida achavam que a situação seria mantida em sigilo quando encaminhou o caso para o MP.
Por um lado a escola não é mais o templo do saber, a família não é mais única referência e os meios de transmissão de saberes estão mais diversificados: televisão, escola, pai, mãe, vizinho, igreja. Há uma polifonia, uma sobreposição de discursos formativos e uma alargamento das influências. Mas por outro lado, esses diversos emissores de vozes estão cada vez menos responsabilizados pelo outro.
Impressionante também que as crianças não sejam vistas em suas especificidades, em suas inimputabilidades e que a infância vá perdendo mesmo aos nossos olhos, as razões de sua existência.
Por fim, tenho visto uma situação cada vez mais comum. Crianças com sérias dificuldades de relacionamento cercadas de vizinhos, amigos, escola e familiares sem a menor tolerância e o menor pudor de excluir, julgar e condenar.
Às vezes, dá saudade do tempo em que o filho do vizinho era também um pouco filho da gente...
_Cibele_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br