quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Com as crianças no quintal

Bom dos 0 aos 150 anos...









  • Slides: a meninada de hoje, tão acostumada com o DVD, com o vídeo-game, com o computador, será que ainda encontra qualquer coisa no velho projetor de slides? Imagem parada, sem som... A resposta é SIM!! Podem experimentar. Das velhas historinhas dos anos 70 (slides que eu tenho até hoje), recontadas tão bem pelo inesquecível Braguinha (que foram reeditadas em CD há algum tempo) até os desenhos delas próprias projetados, passando por fotos de viagens, quadros famosos e outros que-tais, a experiência de ver uma projeçao de slides juntos pode ser sensacional. Isto porque ver uma imagem em largas dimensões, com tempo pra analisar os detalhes, as particularidades, é impagável. Criar um clima de "cineminha" é um ótimo complemento.
  • Contação de histórias na "cabana": outra coisa deliciosa. Escolham bem os textos de acordo com o ambiente, o clima, a hora... mas acima de tudo de acordo com a sua paixão.
  • Cirquinho: reunir a meninada da rua ou do prédio pra organizarem um espetáculo de circo. Cada menino apresenta um "núumero". E depois, os adultos são a platéia.
  • Rua/estrada das formigas: com uma pazinha, vocês vão construindo as "pistas", com curvas, pontes, viadutos, placas. Uma pitada de surrealismo pode ser muito divertido.
  • Pista de pião, bolinhas de gude: fazer o pião rodar é quase uma arte. E as pistas de bolinhas de gude, então? Um dos jogos mais gostosos de todos os tempos.








Quem tiver/quiser outras idéias, fique à vontade.

_Claudia Souza_

9 comentários:

Unknown disse...

Nossa, na minha antiga casa tinha retro-projetor de slides. Esse texto me levou pro sofá da sala, com meus pais e irmãos reunidos, assistindo às imagens. Como era bom !!!

Anônimo disse...

Entao,sao 2 aparelhos diferentes: o retro-projetor é um outro tipo, é aquele com o "vidro" que voce usa com laminas em cima, sabe qual? Com ele também da pra fazer umas brincadeiras interessantes: voce poe um pirex com agua no lugar das laminas e vai jogando anilina, ou entao bincando com folhas de celofane colorido, junto com silhuetas em papel cartao preto (que podem ser feitas pelas crianças). Ta pronto um teatro de sombras maravilhoso.

Anônimo disse...

que ideia linda do pirex d'agua no vidro do retro projetor! vou sair a caca de uma retro projetor pra comprar, deve dar pra fazer coisas lindas mesmo!

Anônimo disse...

Uma vez eu vi uma performance com retroprojetor da Ana Gobel, uma artista plástica argentina que mora em BH, linda demais!!! Ela usou uns desenhos dela e água pra ilustrar aquela música "Preta Pretinha" do Moraes Moreira. Muito lúdico!

QUINTEIRAS disse...

E essas fotos deliciosa, Clau? Conta a história delas...

Anônimo disse...

Ihhh, Cibele, nao me agrada te decepcionar, mas essas imagens eu catei da "coletanea" google!! hahaha Ta vendo que mesmo um banco de imagens digitais pode ser poético? (Me explico: as imagens que eu queria de verdade estao coladas no velho album de fotografias da casa dos meus pais ai em BH hihi ai sai procurando alguma coisa que tivesse aquele "cheirinho", aquela cor, e que estivesse à mao, em formato digital er er er).

Anônimo disse...

Na casa dos meus pais ainda temos o projetor de slides e os slides da minha infância. Gostei da idéia. Ju Steck

Anônimo disse...

Ju, voce tem a Dona Baratinha, O Ali Baba e O Macaco e a Velha? :-))) Todas essas historinhas - aquelas dos disquinhos coloridos - foram reeditadas em CD: Coleçao Disquinho.

QUINTEIRAS disse...

Lembrei, Clau, de alguumas coisas que eu gosto de fazer em quintais...

Brincar com insetos, brincar com sombras num velho lençol e um holofote e bolinhas de sabão.

 
BlogBlogs.Com.Br