domingo, 8 de novembro de 2009

Ainda os brinquedos extraordinários: Cinco Marias ou “pedrinha”

5 marias2 Diz que a origem desse brinquedo é na Grécia Antiga quando, tentando prever o futuro, jogavam-se cinco ossinhos pra cima na presença dos deuses. Dependendo de como caíam se obtinham as respostas desejadas, num código preciso.

O jogo consiste em espalhar as pedrinhas (ou os saquinhos cheios de grãos ou de areia, ou as sementes de pêssego ou até as castanhas, basta que tenham dimensões semelhantes) no chão e ir pegando de volta enquanto uma delas é jogada pra cima, numa sequência primeiro numérica (pega-se primeiro só uma, depois duas e assim por diante), depois de movimentos determinados. Enquanto se pega uma (ou um grupo) não vale tocar nas outras. Os jogadores mais hábeis devem pegar com uma só mão, os iniciantes podem usar as duas pra recolher.

Os movimentos que seguem a etapa numérica são:

  • a “velha”: jogar as cinco pecinhas no chão e pegar uma sem tocar nas demais; com a outra mão, formar um túnel por onde as restantes deverão ser passadas, uma de cada vez, enquanto a pecinha escolhida estiver lançada ao ar;
  • a “aranha”: repetir o gesto acima, mas espalmar a outra mão bem aberta no chão e, enquanto a pecinha escolhida estiver lançada no ar, ir preenchendo os espaços entre os dedos, cada um com uma pecinha, com um só impulso. Depois faz-se o movimento inverso, ou seja, vai-se retirando as pecinhas de entre os dedos;
  • o “bico de pato”: jogar as cinco pecinhas no chão, entrelaçar as duas mãos deixando os indicadores estendidos, um apoiado no outro. Com eles, vai-se pegando uma a uma as pecinhas e lançando entre as mãos levemente abertas, onde ficarão guardadas.

Feitos esses, podem-se inventar muitos outros ou então recomeçar a sequência.

O legal das cinco marias é que pode jogar tanto em grupo, competindo, como sozinho. Lembro que passava hooooras dedicada a elas na minha infância, deixando meu pensamento voar junto com as pecinhas.

_Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br