quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brinquedos extraordinários 4: O Barangandão Arco-íris

Em muitos países é conhecido como “pássaro de fogo”. Na Nova Zelandia é o kiwido, inspirado em uma prática tradicional Maori, os primeiros habitantes do país. No Brasil foi imortalizado como barangandão pelo Adelsin, com o livro de mesmo nome.

kiwido

São faixas múltiplas e coloridas, amarradas em duplas e sustentadas por uma “capa” resistente, que convidam a experimentar figuras simétricas, com gestos cada vez mais amplos, mais velozes e mais sonoros. O farfalhar exótico das tiras e a profusão das cores deixa encantado até um observador casual.

Depois de alguns movimentos, quando se joga num ambiente aberto, o barangandão pode ser lançado pro “vôo”. É maravilhoso observá-lo caindo levemente no ar…

Adelsin ensina a construí-lo com jornal, barbante e papel crepom. Nada mais simples. Mas convém respeitar as regras de construção pra fazer um brinquedo que funcione bem. Pra isso, que tal dar uma olhada-bem-olhadinha no livro? Lá você encontra ainda outros 35 interessantes brinquedos inventados por meninos.

_Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br