quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pequenos (grandes) leitores na Dinamarca

A Dinamarca é um país muuuuito frio, com regime de monarquia parlamentar, bem no topo da Europa. Lá, a maior parte das pessoas se declara feliz. Foram eles que inventaram o Lego. E têm o hábito curioso de enfiar bandeirinhas nas cacas de cachorro encontradas pelas ruas.

Mas no meio de todas as estatísticas dinamarquesas, uma, lida isoladamente, deixa a gente estupefata: na Dinamarca, as crianças de Escola Elementar (6 a 10 anos) lêem, em média, nada menos que 110 livros ao ano. Parece tanto! Principalmente se comparado à média de livros lidos ao ano por um adulto brasileiro: 4,7.

moomincov

Mas não fica difícil de entender quando se sabe que, nesse país, as escolas não usam livros didáticos. Todas as matérias são estudadas nos livros originais, de pesquisa ou de literatura. As salas de aula são verdadeiras bibliotecas.

todayiwillfront

Imagens: Book by its cover

Ou seja, as crianças dinamarquesas também lêem principalmente o que lhes indicam as escolas, como as brasileiras (que, da média nacional de 6,9 livros lidos ao ano, só 1,3 são de escolha espontânea). A diferença (que faz subir tanto a média de leitura das dinamarquesas) é que, ao contrário das crianças brasileiras, as dinamarquesas não conhecem o “simulacro” dos livros que lêem, mas a versão original, inteira, de acordo com os conhecimentos trabalhados em sala de aula. Desde cedo, aprendem a selezionar e a processar as informações nas próprias fontes, ao invés de encontrá-las já “mastigadas” e previamente organizadas num material feito sob medida pro modelo escolar. Os livros originais são, além de autênticos, mais interessantes e completos, o que contribui para um conhecimento mais profíquo e mais profundo.

Ler é mais paixão que hábito, tá certo, por isso essas estatísticas não podem ser lidas absolutamente. Mas ter contato com tantos livros diferentes na escola deve fazer um bem danado!

_Claudia_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br