terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sementes suecas


Está em cartaz no Museu Casa Mineira em São Paulo, a exposição Sementes Suecas, que traz produtos infantis de 30 empresas suecas com design que valorizam a segurança, a saúde e o lúdico.

Não pude deixar de notar a recorrente a tensão entre a necessidade de se preservar a infância, aqui expressadas pelas idéias de segurança e de valorização do brincar e o perigo do confinamento cultural da criança, conceito de Edmir Perroti.

Obviamente, não se trata de desprezar a importância das cadeirinhas de segurança para carro ou dos filtros solares, mas não deixa de ser interessante pensar que uma outra boa medida para a segurança das crianças é submetê-las a algum risco calculado. Não é por acaso que as crianças que mais caem são as mais protegidas. Digamos assim, que tão importante quanto eliminar o risco desnecessário ou excessivamente danoso é prepará-las para os riscos inevitáveis. E isso só pode ser feito através dos pequenos riscos.
_Cibele_

3 comentários:

Claudia disse...

E o tal do capacete pra quedas das crianças, principalmente os pequenininhos começando a andar?
Aqui na Itália as creches e escolas maternais são de borracha praticamente, todas revestidas.
Subir em árvore? Tá doido!
Suar? Correr? Na-na-ni-na-não!
Eu acho uma coisa isso tudo.

Cibele disse...

Capacete pra criança começando andar? Jura? Tô bege!

Claudia disse...

Éeeeeee! Eles ficam parecendo uns ETs! E deve incomodar muito! Olha só:
http://www.ciao.it/Ok_Baby_Casco_Protettivo_No_Shock__993631
Tem várias conhecidas minhas que usam ou usaram nos bebês a partir de 6 meses! Maior moda por aqui. O bebê levantou, já botam essa coisa nele, "pra evitar lesões na cabeça". tsc tsc tsc

 
BlogBlogs.Com.Br