sexta-feira, 26 de março de 2010

Quintarola em edição extraordinária direto de Bolonha

Os vencedores dos prêmios* da Feira não deixaram a desejar. Cada um mais interessante e bonito que o outro. Alguns eu fotografei pra mostrar pra vocês. Todos vocês podem ver aqui.

Um livro americano incrível saiu vencedor do “Opera Prima”, esse aqui, ó:

IMGP3124

“THERE WAS AN OLD LADY WHO SWALLOWED A FLY”

CHRONICLE BOOKS – San Francisco, CA, USA, design e ilustrações de Jeremy Holmes

Não parece, mas é um livro. É o conceito de livro-objeto levado ao extremo. Dá pra brincar com ele, é quase um boneco. E o texto é bem interessante.

Outro que ganhou menção honrosa no “Opera Prima” foi um livro árabe, de uma pequena e independente editora de Beirute. Tive a honra de apertar a mão das duas, editora e artista, super simpáticas e disponíveis, mas infelizmente aconteceu a Lei de Murphy e a minha câmera descarregou bem na hora. Não faz mal. Olha o livro aí:

IMGP3123

“TIME FLIES”

DAR ONBOZ – Beirut, Lebanon, texto e ilustrações de Susana Reisman

Em preto e branco, clean, delicado e lírico, um primor.

Na categoria não-ficção, venceu este:

IMGP3126

THE RIVERBANK

THE CREATIVE COMPANY – Mankato, MN, USA

autor: Charles Darwin, illustrações de Fabian Negrin

E este aqui levou a categoria “Ficção”, olhem que lindeza:

IMGP3130

O Brasil marcou presença entre os premiados com o livro Tchibum, do nadador Gustavo Borges, editado pela Cosac Naify, que venceu a menção honrosa na categoria “New Horizons”. Super bonitinho e gostoso de manusear, realmente dentro dos critérios do prêmio. Marcamos ponto também com a indicação do escritor Bartolomeu Campos de Queiroz e do ilustrador Roger Mello para o Hans Christian Andersen.

*Na feira são anunciados os vencedores de 5 grandes prémios: Bologna Awards, Astrid Lindgren Memorial for Literature 2010, Bologna Children's BookFair-SM Foundation International Award for Illustration, Hans Christian Andersen Award 2010 (o Nobel da Literatura Infantil), IBBY-Asahi Reading Promotion Award Winners 2010... e pode ser que tenha outros que não contei.

Depois eu volto com outras notícias, sobre as milhões de atividades que a Feira oferece. Pena que não tenho o dom da bi, tri ou multi-locação!

_Claudia_

5 comentários:

Cibbele Carvalho disse...

Que luxo, cobertura do evento para o Quintarola! Vou ali ver os links...esse da baleia...bom, eu detesto baleia!

Claudia Souza disse...

É! Ó eu dando uma de jornalista de novo (aos 9 anos eu criei um "jornal" na cidade de interior onde morava, usando, pra fazer os exemplares com as notícias que eu escrevia e as imagens que eu fotografavava pelas ruas, a grande novidade do momento: a máquina xerox!). Minha mesada ia toda nisso.

Cibbele Carvalho disse...

Vocação jornalística...isso...conta mais, conta mais...

Claudia Souza disse...

Pronto! Já sei um jeito de me multiplicar na Feira pra ver/fazer um monte de coisa! Em 2011 você vem também, Ci! Já pensou nós duas nessa Feira? Topa? =)

Cibbele Carvalho disse...

Clau, é que meu caçula ainda está pequeno, pq é só ele crescer um tiquim que vc vai até enjoar de mim...

Claro que eu topo!

 
BlogBlogs.Com.Br