segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Retrospectiva Quintarola 2010

Em janeiro de 2010, de mudança para BH, as questões que me tocavam diziam respeito a despedidas, mudanças, adaptações e variações culturais. Daí, veio a série caracolando e a super contribuição da Clau para o tema, com a série inteligência ao revés.

Em fevereiro, estive caladinha, possivelmente desempilhando caixas, enquanto a Clau escreveu excelentes posts sobre a cultura brasileira.

Em março, A Clau cobriu a Feira de Bologna, onde lançou A Princesa, enquanto eu pensava sobre a necessidade de, depois de tantas mudanças, diminuir o relativismo ético da minha casa. Teve ainda post sobre Contos folclóricos, uma polêmica sobre bullying e reflexões sobre adaptação escolar.

Em abril, a Clau segurou a onda com vários posts sobre literatura infantil e eu continuei encafifada com o assunto ética para crianças.

Em maio, a Clau estava bombando com seus livros e foi inevitável que a gente falasse mais de literatura infantil. Aproveitei pra unir literatura e ética e depois literatura e cinema. E teve Alice.

Em junho, a Clau veio pro Brasil e foi tão, mas tão bom revê-la, que nem sei. Teve encontro Quintarola, o Saramago foi embora, teve post sobre festas escolares e mordidas.

Em julho, teve o revezamento na brincadeira dos primatas, reflexões sobre pedagogias diversas: logosofia e waldorf, Copa do Mundo, contos de fadas, preparativos para férias...

Em agosto, a Clau começou a reproduzir o Diário da Amazônia da Regina Marques, teve Toy Story 3, FIT, Música de Brinquedo, brincadeiras cantadas, Filosofia para Crianças, a polêmica sobre as palmadas e as armas nas brincadeiras infantis.

Em setembro, a gente tava meio contemplativa. Vai ver foi a primavera. A Clau voltando pra casa e eu viajando pelo planeta dos pequenos gestos.

Em outubro, as reflexões sobre cultura popular tomaram conta da casa. No Brasil, os blogs tiveram papel importante nas eleições, mas as pessoas continuavam a utilizar essa ferramenta de forma pouco crítica.

Em novembro, aniversário das quinteiras e do Quintarola, teve balão, Senna, a mulher e a educação, história da infância, Maria Rita Khels, hai-kai, e eleição da Dilma e as relações entre política e infância.

Em dezembro, coloquei meus dois pés no mestrado, tivemos momentos nostálgicos típicos dessa época do ano. A Clau escreveu um post lindo, lindo sobre a morte.
E lá se foi 2010. Um ano bacana pra gente, né, Clau? Foram 189 posts, menos elaborados talvez, entre um aperto de costura e outro, mas foi um ano muito legal. Feliz 2011 pra quem lê a gente e pra querida sócia!
_Cibele_

4 comentários:

Claudia Souza disse...

Foi um ano bacana sim, embora tenha sido sem sombra de duvidas o mais dificil da minha vida. Tive de me replantar. (Acho que é sempre assim quando a gente perde a mae.
As vezes fico achando que ela virou mesmo um anjinho, porque as coisas sairam bem do jeito que ela gostaria). Mas enfim, adorei a retrospectiva Ci, faz pensar que a nossa Historia aqui nesse quintal tem sido muito bonitinha.
Um beijo pros nossos leitores e pra socia mais fofa do mundo uma vontade fortissima de abraço apertado pertado que terei de segurar até agosto.

Maysa disse...

Queridas Clau e Cibele

Que ótima a retrospectiva da Ci, clara, eficiente e afetiva.
Você minha querida Clau acabou de me ensinar que a raiz mãe pode se replantar!Grata pela parada que me fez dar!E olha,minha estrada é comprida, já sou uma feliz avó de 4 netos...
Vou amanhã, copiando o ensinamento da Ci, tentar minha retrô!
Desejo a vocês duas, presenças importantes para a vida saudável desta rede mundial, tudo de bom:
Sonhos realizáveis, realidades construídas com garra e amor e muitos êxitos pessoais: dos mais simples aos mais complexos.
FELIZ ANO NOVO
beijos
Maysa

Claudia Souza disse...

Querida Maysa, que comentario mais doce! Um beijo grande e FELIZ ANO NOVO pra voce também.

cibbelecarvalho@gmail.com disse...

Essa doçura da Maysa e alguns e-mails que a gente recebeu recentemente, deveriam entrar na retrospectiva_ as pessoas bacanas que estiveram em torno do Quintarola. Quentinho demais!

Beijos, Maysa! Um 2011 lindão procê!

Clau, querida, bela imagem essa do replantio. Um 2012 tão rico quanto o 2010 e um tiquim mais fácil.
: )

Com amor e saudade,
Cibele

 
BlogBlogs.Com.Br