EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA:
Plebiscito em BH
Quinteiros eleitores em Belo Horizonte, vamos votar até o dia 05 de dezembro no plebiscito on-line para escolher o projeto a ser implementado no Mercado de Santa Tereza, aquele que quase virou quartel.
São três propostas:
1) Centro de artes, cultura e tecnologias sócio-ambientais
Projeto de TAMBOR MINEIRO (Maurício Tizumba)/ IETEC EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA / LUME ESTRATÉGIA AMBIENTAL / MUNDO MICO
2) Mercado Mineiro de Santa Tereza
Projeto da Associação do Bairro Santa Tereza com o apoio dos músicos LÔ E TELO BORGES, GABRIEL GUEDES, FLÁVIO HENRIQUE, FLÁVIO VENTURINI E MURILO ANTUNES
Quinteiros eleitores em Belo Horizonte, vamos votar até o dia 05 de dezembro no plebiscito on-line para escolher o projeto a ser implementado no Mercado de Santa Tereza, aquele que quase virou quartel.
São três propostas:
1) Centro de artes, cultura e tecnologias sócio-ambientais
Projeto de TAMBOR MINEIRO (Maurício Tizumba)/ IETEC EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA / LUME ESTRATÉGIA AMBIENTAL / MUNDO MICO
2) Mercado Mineiro de Santa Tereza
Projeto da Associação do Bairro Santa Tereza com o apoio dos músicos LÔ E TELO BORGES, GABRIEL GUEDES, FLÁVIO HENRIQUE, FLÁVIO VENTURINI E MURILO ANTUNES
3) Mercado Cultural de Santa Tereza
Projeto da parceria entre o GRUPO GALPÃO, GRUPO GIRAMUNDO E AGENTZ PRODUÇÕES
Ainda não me decidi, mas já adianto algumas observações: as propostas 1 e 2 são muito pouco claras quanto ao orçamento. Não consegui descobrir o valor exato do projeto, que pode ir, segundo edital, de 700 mil a 12 milhões. A terceira proposta tem o valor de 12 milhões (u-lala!), que até acredito poderem ser captados via leis de incentivo, dado o peso dos nomes dos proponentes. No entanto, ainda estou me perguntando se a mudança de endereço do Galpão Cine Horto, do Museu Giramundo e a criação de um espaço circense, seriam de interesse público maior do os objetivos principais das duas outras propostas.
Como entre os nossos leitores há um consultor em estratégia, algumas pessoas da área da cultura e mais um monte de sabidos, coloco aqui os meus dois pontos e espero os comentários :
Projeto da parceria entre o GRUPO GALPÃO, GRUPO GIRAMUNDO E AGENTZ PRODUÇÕES
Ainda não me decidi, mas já adianto algumas observações: as propostas 1 e 2 são muito pouco claras quanto ao orçamento. Não consegui descobrir o valor exato do projeto, que pode ir, segundo edital, de 700 mil a 12 milhões. A terceira proposta tem o valor de 12 milhões (u-lala!), que até acredito poderem ser captados via leis de incentivo, dado o peso dos nomes dos proponentes. No entanto, ainda estou me perguntando se a mudança de endereço do Galpão Cine Horto, do Museu Giramundo e a criação de um espaço circense, seriam de interesse público maior do os objetivos principais das duas outras propostas.
Como entre os nossos leitores há um consultor em estratégia, algumas pessoas da área da cultura e mais um monte de sabidos, coloco aqui os meus dois pontos e espero os comentários :
_Cibbele Carvalho_
9 comentários:
É...de primeira acho que já nos saímos bem. São três propostas de peso. Gostei mais da proposta 1 porque inova na questão ambiental e tem o IETEC como parceiro, o que na minha opinião dá um quê profissional ao projeto. O segundo projeto também é bacana, mas um tanto nebuloso. A galera do Clube da Esquina ainda não sabe quem vai gerir o mercado. Gostaria de vê-los em parceria no projeto 1. O terceiro também é legal, mas é meio que trocar seis por meia dúzia porque vamos desalojar pra criar. Prefiro ter o Cine Horto e o mercado como opções na região. (J.)
Aqui, já que quital também é política (pq temos que decidir o que fazer com esta cidade maluca) aproveito e peço pra galera olhar o orçamento prticipativo da PBH "http://opdigital.pbh.gov.br/".
J.
MERCADO DE SANTA TEREZA - em Belo Horizonte
Fui instigado a fazer uma abordagem estratégica para a transformação do Mercado de Santa Tereza em um centro cultural.
Segundo a minha visão sobre o resultado esperado:
META: Potencializar o desempenho do Mercado de Santa Tereza como um centro de cultural
Depois os indicadores para este resultado:
.Atratividade Popular: Capacidade de atrair a população de Belo Horizonte, em geral, para o Mercado de Santa Tereza
.Adequação de Perfil Comunitário: Capacidade de adequar os eventos ao perfil da comunidade de Santa Tereza, em particular, e de Belo Horizonte no geral
.Adequação Logística: Capacidade de causar economia de movimentos e de recursos para os eventos de acordo com os aspectos de infra-estrutura do local e do bairro
.Adequação Orçamentária: Capacidade de causar economia na movimentação financeira para bancar os eventos, especialmente ao se levar em conta o uso do dinheiro público
.Atratividade Promocional: Capacidade de atrair o interesse de empresas que se disponham a investir nos eventos
.Capacidade Gerencial: Capacidade de gerenciar os eventos que privilegie todos os indicadores de resultado
Antes de continuar a análise das propostas, é preciso validar estes indicadores e/ou sugerir outros. Você pode ajudar?
P.S. Você pode ver esta abordagem também no blog do Maurício - http://mcdccarvalho.blog.uol.com.br/
Hummm...interessante...acabei pensando se o mercado e o bairro têm infra-estrutura (principalmente de trânsito) para hospedar um projeto como o 3. Acho que o Galpão e o Giramundo merecem sedes melhores, mas não acho que o mercado seja esse lugar.
A proposta 2, embora tenha uma causa que me grita aos ouvidos (pra falar bonito, tem capacidade de adequação comunitária e popular), não vai levar meu voto por, aparentemente, faltar capacidade gerencial.
Então vou votar no 1, não sem antes passar pelo site deles e sugerir que abracem a causa do 2.
Obrigada, com esses indicadores ficou beeem mais fácil decidir...
Embora ainda fique meio cismada com o ano que a cultura vai ter no meio dessa crise...
; )
Cibele,
Olhe rapidamente as propostas e o edital, e gostaria de fazer um pequeno reparo: o que está sendo feito não é bem um plebiscito, palavra que em Direito tem uma acepção técnica específica, mas sim uma consulta popular.
Faço a ressalva jurídica porque plebiscito tem toda uma regulamentação normativa, tendo inclusive, salvo engano, de ser aprovado pelo Poder Legislativo local.
O que parece estar sendo feito é uma licitação, na modalidade concurso. Foram escolhidas as propostas que passaram pela fase de habilitação, onde se verifica se o proponente tem asa condições técnicas, financeiras e jurídicas de levar adiante a proposta.
Depois, e essa é a fase atual, vem a escolha de mérito, ou seja, da melhor proposta para uso do local.
Se fosse plebiscito, a escolha apenas pela internet seria passível de enorme questionamento jurídico. Como é mera consulta da população, talvez possa ser aceita, mas de todo modo penso que a restrição do direito de escolha do uso a ser dado a um bem público apenas àqueles que têm acesso ao ambiente digital não poderia ser propriamente definida como isonômica.
Fica o questionamento, tanto jurídico quanto político.
P.S. Para não dizer que não palpitei, fico com a proposta 1
Abraço a todos.
Paulo,
Obrigada pelo esclarecimento em relação ao termo plebiscito, que aliás, circula por aí livremente, inclusive em páginas da Câmera dos Vereadores e dos próprios vereadores.
:O
É verdade, os votos pela internet não podem ser representativos da vontade popular... Em outras situações, vi a prefeitura usando urnas eletrônicas em vias públicas. Ainda mais se pensarmos que o Santa Tereza tem uma grande população idosa.
Mas ao que parece, o que era pra ser uma iniciativa arrojada da prefeitura, tem se tornado uma farra:
http://obrasbh.blogspot.com/2008/11/pbh-investiga-suposta-fraude-em-votao.html
Prezados amigos,
Obrigado por seu interesse na questão do Mercado. Solicito-lhes a fineza de procederem a uma pequena - porém importante - correção. O proponente de nosso projeto é a Associação Comunitária do Bairro Santa Tereza, e não os músicos LÔ E TELO BORGES, GABRIEL GUEDES, FLÁVIO HENRIQUE, FLÁVIO VENTURINI E MURILO ANTUNES como vocês estão divulgando. Os artistas mencionados são apenas simpatizantes da nossa causa. Uma leitura mais atenta do conteúdo do nosso site www.votosantatereza.com.br deixará isso bem claro.
antecipadamente,
agradecemos
E mais os indicadores citados nos comentários no http:\\mcdccarvalho.blog.uol.com.br
. Empreendedorismo
Capacidade de empreender eventos com sentido da inovação sem afetar os outros indicadores de resultados
. Autosustentabilidade (indicador presente no edital da prefeitura)
Capacidade de gerar recursos que dêem sustentação aos eventos promovidos (custos variáveis) e à infra-estrutura instalada (custos fixos)
. Pertinência cultural
Capacidade de promover eventos que sejam pertinentes à identidade cultural do bairro e da cidade
Marco,
Farei a correção agora mesmo. Sem dúvida isso muda bastante a proposta! Muito obrigada!
Cibbele
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