quarta-feira, 1 de abril de 2009

O Boi Brasileiro


Hoje acordei pensando no Boi Brasileiro. Também chamado de Bumba-meu-boi, Boi Bumbá, Boi de Janeiro, Boi de Mamão, Boi dá Licença e tantos outros nomes que desconheço mas que serão facilmente encontrados nos interiores da nossa terra-continente. Deu tanto banzo que fui correndo ao "iutube" só pra rever um pouquinho. Achei um monte de coisa e acabei me entregando ao deleite dessas visões verde-amarelas a manhã inteira.


O impressionante da folia do Boi é sua capacidade infinitamente Lúdica. O Boi Brasileiro é Boi-de-brincar. Porque mistura ingredientes da Cultura Lúdica (canções, histórias, danças, passos, teatralidade) com uma certa dose de "medo-de-mentirinha", "suspense-sob-medida", "acontece-mas-não-acontece". Perfeito pra brincar e perder a hora. Brincadeira sem idade, sem espaço, sem tempo. Purinha, purinha. Como essa, a Cultura Popular brasileira é cheia, mas essa é a minha preferida.

Se a gente resolve desatar a meada e seguir o longo fio do Boi, vai descobrindo o quanto é tudo entrelaçado culturalmente. A história de base é a do vaqueiro Mateus e de sua mulher Caterina, ela grávida de 8 meses com um desejo avassalador de comer a língua do boi preferido do patrão dele. A partir daí, do drama armado e seus desdobramentos, vêm as canções, as danças,a trama complexa da encenação popular que faz as crianças saltarem de lado, os adultos darem gargalhadas, as mocinhas baterem palmas, os mais velhos encherem os olhos de lágrimas. Como convém a um bom folguedo.


Tudo de uma beleza que só mesmo a Cultura Popular pode oferecer, ao módico preço do "de graça", na rua, aberta, escancarada, pra quem quiser. Brincadeira/Cultura indiscriminada.



Em tempo: ano passado escrevi um projeto pra uma Escola Materna aqui na região de Milão, que era contar a história original do boi e depois fazer um desfile por toda a escola. Pra isso, construimos bonecos de Mateus e Caterina e um boi imenso, com materiais recuperados. Não pude realizar a atividade, mas as amigas Nina Guimarães e Jacyara Farias, uma paulista a outra alagoana, o fizeram com muito garbo. Não tenho fotos, só um vídeo feito por uma outra brasileira, a fotógrafa Vivian Scaggiante, que não sei como carregar aqui. Mas pelas carinhas das crianças italianas nesse vídeo dá pra ver muito bem o impacto dessa festa aqui do outro lado do oceano.
_Claudia Souza_

7 comentários:

QUINTEIRAS disse...

Por um momento, pensei: lá vem a Clau me falar que encontrou o boi lá em Milão, na porta da casa dela, e que ele bateu na porta com as patas dianteiras e pediu um prato de couve. Dia da mentira! Ufa!

Quanta confusão podem gerar os desejos das mulheres grávidas, né? Llembra da mãe da rapunzel que tinha desejo por comer as hortaliças da bruxa vizinha?

QUINTEIRAS disse...

Clau,
pra postar o vídeo é só adicioná-lo á postagem...como se faz com as figuras...do lado do botão adicionar imagem, tem o adicionar vídeo...o ícone é um negativo de filme...

Claudia Souza disse...

Isso eu sei! ha ha ha Mas acontece que o video ta em CD rom e eu vou ter de contar com a assessoria de uma certa pessoa pra botar ele aqui, além do que terei de pedir a permissao da Vivian, com quem perdi o contato porque ela voltou pro Brasil... mas tudo bem, vou pelejar.
Primeiro de abril é otimo! Aqui nao é o Dia da Mentira, mas é o dia das brincadeiras chatas (chama-se Pesce d'aprile). Daquele tipo "pegadinha", que eu de-tes-to. Hoje nem sai de casa.
Sobre o desejo das gravidas, é um componente universal dos contos populares. Tem historias chinesas sobre isso, arabes, indigenas... ta em todo lugar.

Cibele disse...

hahahaha...

Tem um capítulo daquel livro "Fiando palha, tecendo outro" que se chama: A tentação pelos artigos da bruxa...

Tem a ver com a história do boi tb, né?

Ah, fala mais sobre essas outras histórias, Clau...

ass:certa pessoa

Anônimo disse...

Legal a história do Boi, não conhecia.J.

Claudia Souza disse...

Ops! Nao é CD rom, é DVD! :-o E o meu computador jurassic park nao tem leitor DVD.

Claudia Souza disse...

Sobre as historias, da um novo post. Vou preparar, Cibbele!
J.: legal mesmo, né? E' um conto popular muito complexo e interessante, vale a pena ler inteiro.

 
BlogBlogs.Com.Br