sábado, 4 de julho de 2009

Não tem idade

             spettacolo
                                                                                        Foto do Marco
 
Fui ver esta semana, em Bergamo, o belíssimo espetáculo de teatro gestual "Aux Pieds de la lettre" da Companhia Dos à Deux, formada pelos bailarinos brasileiros Artur Ribeiro e André Curtis e sediada em Paris.

Peço licença pra abrir um parêntesis:(Bergamo é uma das cidades mais lindas que já vi, tem menos fama mundialmente que merece, e o Teatro Sociale é uma de suas muitas jóias. Faz tempo que eu e Marco estávamos querendo voltar lá, porque tínhamos ido uma vez antes da restauração. É indescritível, mas conto apenas que é um típico teatro medieval, todo em madeira e colunas de mármore. Dá pra imaginar? Aconteceu que ganhei dois ingressos numa promoção do Instituto Brasile Italia e fomos correndo, sem nem nos perguntar que espetáculo era).

Logo na fila, vimos que tinha várias crianças. Uma amiga que estava com a gente comentou: - Ih, dança contemporânea, esses meninos vão dormir.

Que nada! Durante as duas horas de espetáculo, as crianças foram quem mais reagiu. Ouvi o tempo todo suas risadinhas, seus oooohhss e seus suspiros enquanto os dois personagens desenvolviam uma performance onírica, poética e muito lúdica, relacionando-se corporalmente entre si, com os objetos, com a música, com o espaço cênico. Nada mais "infantil" =sem idade.

Lembrei do ano passado em que fomos, eu e minhas sócias, levar um projeto na Triennale di Milano, uma galeria de arte contemporânea, e a responsável disse: - As nossas mostras não são "adequadas" a crianças, elas não entendem nada. E perguntou: - Como "explicar" arte contemporânea?
Eles têm um programa de visitas guiadas para escolas, mas só a partir dos 12 anos. A responsável nos contou que pouquíssimas escolas reservam antes dos 14.

_Claudia Souza_

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br