terça-feira, 8 de setembro de 2009

A infância de Gaudí

No Museu sobre Antoni Gaudí que tem dentro da Sagrada Família, também em Barcelona, encontrei um textinho simples mas muito significativo sobre a infância dele. O Marco fotografou pra gente:

P1020833

Traduzindo: Antoni Gaudí i Cornet nasceu no ano de 1852, na zona rural do Campo Baixo (Tarragona). Pequeno, tinha uma saúde muito fraca e seus contínuos ataques de reumatismo o separaram das brincadeiras de crianças e atrasaram seu ingresso na escola elementar. Sua mãe passava muitas horas com ele e o distraía com passeios pelo campo, observando a natureza.

Recordando sua infância, Gaudí, já adulto, escreveu: “com os maços de flores, rodeado de vinhedos e oliveiras, animado pelo cacarejo das aves, o piar dos pássaros e o zumbido dos insetos, e com as montanhas de Prado ao fundo, captei as mais puras e prazerosas imagens da Natureza, essa Natureza que sempre é minha Mestra”.

Esta citação nos revela que os primeiros anos de vida de Gaudí foram chaves em seu caminho até uma arquitetura inacreditavelmente singular, naturalista e orgânica.

Vendo o trabalho dele, dá pra perceber como a Natureza é realmente sua maior inspiração. E é de arrepiar. No Museu tem essas instalações explicando a referência que ele usava da geometria natural em seus projetos arquitetônicos.

P1020835

P1020836

E no fim, dá nisso (deixo de fora o Parque Guell de propósito, porque um dia quero fazer um post só sobre ele):

P1020839

P1020669

P1020817

P1020671

Fotos minhas e de Marco

Sempre achei que os primeiros anos de vida determinam todo o resto. E que uma educação vivenciada e mediada pelo afeto vale muito mais que qualquer erudição.

_Claudia_ Esta série de posts de viagem termina aqui. Agora a bola tá com a Cibbele.

10 comentários:

Cibele Carvalho disse...

Delícia de série, viu! As fotos estão arrasadoras.
Beijos, Ci

Leticia. disse...

Oi, Claudia:
Que post bacana e que olhar o seu para "descobrir" essa descricao sobre a infancia do Gaudi e associa'-la ao caminho que ele tomou!

Nos encontramos em uma emcruzilhada por aqui--gostamos de duas escolas para Beatriz. (Sim, ela ja' tem 1 ano e meio e depois que ela nasceu nunca mais escrevi no meu blog..... acho que quando ela fizer 2 anos eu volto!) Estamos tendendo a escolher uma especifica que deixa as criancas mais livres e onde a inspiracao vem de Piaget, alguns outros e um tal de Loris Malaguzzi ligado a ideia de Reggio Emilia... Sera' que vc ja' ouviu falar desse ultimo??? Help!

Beijos e obrigada,

Leticia.

Claudia Souza disse...

Ei, Letícia! Quando vim pra Italia estudei um pouco lá em Reggio Emilia, eles são muito interessantes. O Malaguzzi produziu muita coisa boa e bem fundamentada sobre Educação e Reggio hoje virou tipo uma trand rsrs Mas a base é muito bonita, baseada na arte e no potencial criativo das crianças. Se você quiser conhecer mais a maioria dos livros deles tem versão em inglês. Tem um em português também, que é o mais básico, chama-se As 100 linguagens da criança. Mesmo desse a edição em inglês é mais completa em imagens.
Nesse link aqui ó: http://zerosei.comune.re.it/inter/pubs/books.htm você vê todos os livros em inglês. Um beijo imenso pra você, pras meninas e pra Silvinha.

Claudia Souza disse...

Ops, sobre o teu blog quando vc voltar a escrever avisa pra gente! =)

Claudia Souza disse...

Ops2, esqueci do abração no Fernando ora pois pois! =)

Leticia. disse...

Oi, Claudia:

Super obrigada pela referencia sobre Reggio e Malaguzzi. Ja comprei o livro aqui. Vou te contando como vai indo, mas acho que entre aquela coisa "certinha" e comportamentalista versus a ideia fundamentada na arte e no potencial da crianca, vamos com a segunda. As criancas saem de la' completamente imundas (tinta, lama, terra) dos pes a cabeca e ficam a maior parte do tempo do lado de fora (o espaco e' bem bacana). Gostamos muito disso. A exploracao delas e' bem valorizada. O unico ponto contra e' que a sala de aula nao e' la' das mais limpinhas.... Mas enfim, entre o limpo cristalino com o cerceamento e o "sujinho" abrindo o potencial e criatividade da Beatriz, ficamos com o segundo. Nao da' pra se ter tudo nessa vida, nao e' mesmo?

Muito obrigada mais uma vez!

Beijo grande e saudacoes tambem para Marco e Davi,

Leticia e cia.

Claudia Souza disse...

Ei, Letícia. Imagina, é sempre um prazer conversar com você. Boa sorte pra Beatriz na nova escola, e faz uma foto dela "completamente imunda" pra eu ver que eu acho fofo ha ha ha Olha, a melhor coisa pra uma criança dessa idade dela é desevolver a imaginação, e pra isso nada melhor que a natureza, a materialidade, os elementos. Os grandes artistas estão aí pra comprovar (e não é só Gaudí, veja também Rodin, Brancusi, Frans Krajcberg citando só alguns escultores).
Beijos mil.

Claudia Souza disse...

Ops! agora que eu vi, tem um erro de digitação no meu primeiro comentário, não é Trand, mas Brand, claro. Desculpem! (ou é meu cérebro que continua de férias?)

Anna Karine disse...

Gaudì foi realmente sensacional! Suas obras sao sui generis. Fiquei encantada com seu talento ao visitar Barcelona.

Tambem penso como vc. A infancia de uma pessoa determina tudo o resto. No livro "Lo spirito creativo" de Daniel Goleman e Michael Ray, os autore contam a historia da infancia de Steven Spielberg. Ele usava as panelas da mae, colocava cadeiras em cima da mesa da cosinha, dmudava de lugar todos os moveis da sala para criar cenarios para seus filmes imaginarios... A mae nunca o mandou ir brincar no jardim ou o proibiu de usar os moveis e utencilios nas suas produçoes cinematograficas imaginarias. O pai, vendo a criatividade do filho, comprou uma filmadora e o deu de presente. O resultado todas nos conhecemos!

Claudia Souza disse...

Então, Anna, uma bênção ver essas coisas ao vivo, né? =)
É de encantar mesmo.
Sobre o Spielberg, sabia que ele virou educador? Éeeeeé, minha filha, Spielberg hoje em dia é o maior puxador de temas no currículo das nossas crianças, o que ele propõe tá consagrado, vira matéria ha ha ha ha

 
BlogBlogs.Com.Br