segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Choro em língua materna

UAAAA Nos últimos 3 anos ando lidando em primeira pessoa com essa coisa de mudança de língua. Já percebi que é um processo longo que exige muita paciência e principalmente muita observação. Por isso, me coloco muito na posição de “escuta”. Percebi que cada língua tem mesmo a sua “musiquinha”, quase uma frequência diversa, que a caracteriza. Às vezes, se falo português por muito tempo e devo mudar depressa pro italiano, me vêm alguns minutos de dificuldade, até entrar na outra “frequência”.

As crianças parecem ter menos dificuldade pra “sintonizar” as línguas que eu. Observando os filhos bilingues das minhas amigas, vejo que eles passam de uma língua a outra como se mudassem de canal. Há pouco tempo cheguei a comentar com Marco que achava que os bebês daqui choravam diferente dos do Brasil…

Aí ontem me deparei com uma reportagem que dizia mais ou menos assim: o choro do recém-nascido reproduz a cadência da língua dos pais. É o que sustenta um grupo de pesquisadores coordenados por Kathleen Wermke, da Universidade de Würzburg, na Alemanha. Partindo da gravação dos “vagidos” de 60 neonatos entre 2 e 5 dias de vida, metade franceses e metade alemães, concluiu-se que a entonação do choro espelhava aquela da língua dos pais: crescente para os franceses e decrescente para os alemães.

Nos últimos três meses de gestação o feto é capaz de ouvir os sons provenientes de fora. A hipótese, explica a revista Current Biology, é que a aprendizagem da língua começa já nesta fase e que os recém-nascidos reproduzam no choro as “notas” da linguagem verbal que assimilaram nos últimos meses de vida intra-uterina.

Kathleen Wermke quer agora estudar o choro de crianças chinesas e japonesas, bem como de neonatos surdos.

_Claudia_

2 comentários:

Cibele disse...

Nossa, que coincidência, li essa reportagem hoje numa revista na sala de espera do pediatra do Samuel!

Beijos

Claudia Souza disse...

Uma amiga minha - que fala muuuuito - leu essa matéria e comentou que seus filhos já vão nascer falando! hahahaha

 
BlogBlogs.Com.Br