domingo, 22 de novembro de 2009

Símbolos, escola e cultura

Andy-Warhol-Mickey-Mouse-8380

Arte: Andy Wahol

Uma mãe finlandesa, que mora na Itália e tem dupla cidadania, entrou com uma ação junto à Corte Suprema Européia para a retirada dos crucifixos nas escolas italianas. E a CSE aprovou, alegando que as escolas são instituições laicas, não podendo portanto expor símbolos de uma ou outra crença religiosa. A opinião pública italiana está majoritariamente contrária a esta decisão e o país deve entrar com recurso. As pessoas acreditam que o crucifixo não é um símbolo católico, mas da tradição local.

##

Tramitando no Parlamento italiano a proposta de oferecer nas escolas, além das já existentes aulas de religião católica, aulas opcionais de religião islâmica.

##

Numa cidadezinha perto de Milão, governada pelo partido de ultra-direita Lega Nord, está acontecendo desde o dia 25 de outubro, com final previsto em 25 de dezembro, o projeto “White Christmas” (“Natal Branco”) , uma “operação pente fino” contra os imigrantes cuja permissão de permanência em solo italiano está prestes a vencer. Alega-se que o Natal é uma festa cristã e que os imigrantes, a maior parte de outras culturas, “poluem” a sua “brancura”. As escolas locais, defendendo suas crianças imigrantes, saíram ontem em manifestação contrária a esta medida, juntamente com exponentes da Igreja Católica e ONGs em prol dos imigrantes.

##

O presidente francês Nicolas Sarkozy proibiu na França o uso da burca, pois esta vestimenta da tradição muçulmana fere a constituição francesa (que professa que todas as pessoas, homens e mulheres, têm os mesmos direitos perante a sociedade e a lei, rejeitando toda e qualquer forma de servidão), além de esconder a identidade da pessoa em questão, o que poderia ser perigoso em termos de segurança. Em muitas escolas francesas os professores puderam finalmente ver as faces das mães de seus alunos muçulmanos. Algumas, entretanto, se recusam ou são impedidas pelos maridos de sair de casa sem a burca, condenando-se ao isolamento social.

_Claudia_

3 comentários:

Paula disse...

Genial a imagem do Mickey nesse post.

Anônimo disse...

claudia neste periodo do ano as escolas se enchem de simbolos de natal. as que nao sao religiosas é pior ainda pq ficou sò o lado comercial. o que vc acha disso
bj.
f.

QUINTEIRAS disse...

Fê, não me pergunte sobre Natal. Você já viu The Greench? =P
##
Paula, beleza você ter captado o espírito da coisa. Beijos e obrigada!

 
BlogBlogs.Com.Br