quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vila Sésamo na Palestina

Quem está beirando os 40 anos vai se lembrar do Vila Sésamo. Senão, dou uma forcinha (eu podia ter linkado pra abertura, mas não resisti, eu A-MO o Come-Come!):

O Vila Sésamo foi a experiência brasileira do projeto americano Sesame Street, e foi transmitido pela Rede Globo entre 1972 e 1977, pleno período da Ditadura. O cenário era uma vila operária, onde adultos, crianças e bonecos brincavam juntos enquanto eram veiculadas mensagens educativas.

Essa é a “configuração” do projeto internacional do programa, que continua a todo vapor em 25 países, entre eles vários considerados “em situação difícil”: adaptar o programa a cada realidade social, transmitindo mensagens a-políticas, mas baseadas em virtudes universais como respeito mútuo, colaboração, otimismo, tolerância, etc. Ou seja, sem o politicamente, mas pensando no correto.

Cada experiência tem uma identidade precisa: uma locação característica, transmissões ao vivo com crianças locais e um time de bonecos. Em Bangladesh colocam em cena bonecos tradicionais do país, enquanto na Africa do Sul um dos protagonistas de Takalani Sesame é Kami, um boneco órfão e soro-positivo.

A experiência do projeto na Palestina é impressionante. Depois de várias tentativas em vão de fazer o programa em conjunto entre TVs israelitas e palestinas, Shra’a Sim Sim vem sendo transmitido pela Al Quds Educational Television, o canal Universitário palestino. Pra manter o contrato com a produção norte-americana, entretanto, a TV palestina deve transmitir também alguns episódios da versão israelense, e vice-versa.

As crianças são a maioria nas populações dos territórios palestinos e viraram um símbolo da luta nacional. Os programas de TV pensados especialmente pra elas são pouquíssimos. Como na Cisjordania todo mundo tem antena parabólica, as crianças acabam seguindo Spacetoon, um canal de Dubai famoso em todo o mundo árabe que transmite basicamente desenhos animados americanos e japoneses, dublados ou legendados em árabe clássico. A Palestinian Broadcasting Corporation, o canal oficial da Autoridade Palestina, transmite há anos um talk show pra crianças em que a apresentadora, enquadrada em close, lê fábulas ou observa artistas que pintam. A TV Al Aqsa, de Hamas, também transmite diversos programas pra crianças e pensa em criar um canal só pra elas. No programa Pioneiros do Amanhã, a apresentadora palestina Saraa e alguns bonecos em forma de animais dão lição de ideologia, explicando porque é errado falar inglês, porque é justo aprender de cor o Alcorão, ou porque os dinamarqueses são infiéis e devem ser eliminados. De vez em quando um boneco morre como mártir pela Palestina.

Os coordenadores do projeto de Shra’a Sim Sim contam que a grande dificuldade é com os roteiristas do programa: são exageradamente ligados à realidade, o que torna o programa tedioso e até pesado. “É impossível fazer com que brinquem” – diz uma deles em entrevista à revista New York Times Magazine.

Às vezes, a produção do programa leva os bonecos em tamanho natural às escolas. Aí sim, vêem a dimensão da “entrada” desses personagens. As sofridas crianças palestinas exalam alegria e diversão, e não vêem a hora de saber o que vai acontecer com eles naquele dia.

_Claudia_

4 comentários:

Cibele disse...

Clau, por aqui está passando a série 3, 2, 1 Vamos no discovery Kids que até agora não entendi em que se difere da original.
http://www.discoverykidsbrasil.com/personagens/3_2_1_vamos/info/
Vila Sésamo passa na Cultura.

Muito complicada a situação da infância nesses locais, né, Clau? Por que a realidade é tão cruel que parece ter reduzid a infância ao recorte etário.

A gente já ensaiou de falar disso por aqui em outras situações, né? mas ainda não havia aparecido uma forma tão singela de abordar anta dureza. Adorei o post!

Claudia disse...

Mas o Vila Sésamo que passa na Cultura é atual ou aquele da nossa infância?

Cibele disse...

É atual, Clau...e aqui, só de gozeira...o Vila Sésamo naõ é da minha épca, não...hahahahah...mas se serve de consolo, da minha época é a xuxa mesmo...Cruzes!

Claudia disse...

Isto é: ser quarentão tem suas vantagens hehehe

 
BlogBlogs.Com.Br