Cuidado que está acontecendo uma coisa: com o advento de projetos elaboradíssimos de sucata, baseados na metologia de Re Mida de Reggio Emilia (que já chegou aí no Brasil) , usando sucata industrial e instrumentos específicos, a atividade de construir brinquedos de sucata corre o risco de virar (mais um!) método pedagógico. Ou pior: (mais uma!) moda educacional.
Os adultos (marketeiros da infância em primeiro lugar, alguns pedagogos idem) a-do-ram fazer isso.
Enquanto o X da questão desse projeto está em aproveitar o que tem de disponível no ambiente pra criar. Coisa que os meninos fazem naturalmente. O pedacinho de pau caído a esmo, a folha, as pedrinhas, o rolo de papel higiênico, o sabugo de milho… Tá bem, dá pra desenvolver um monte a partir de materiais descartados e Re Mida ensina como elevar à décima potência isso, principalmente a transformar sucata (o feio, o sujo, o descartável) em material (realçando suas formas, sua beleza, suas possibilidades). Mas vamos com calma. Não esqueçamos o fundamental.
Porque a invenção mora no mínimo.
_Claudia_
Nenhum comentário:
Postar um comentário