quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sua vez!

Peço licença pra interromper um pouquinho a série dos Museus, logo escreverei sobre o Museo della Scienza e Tecnologia Leonardo Da Vinci de Milão. Mas essa eu preciso contar.

Aconteceu nos dias 22,23 e 24 de setembro, em Verona, mais uma edição (a nona) do Tocatì (Toca a ti= sua vez), o Festival Internacional de jogos e brincadeiras tradicionais. Já falei dele aqui no Quintal uma vez, há dois anos atrás.

Este ano fizeram homenagem a diversos países, entre eles o Brasil, que compareceu com a Capoeira. Era uma capoeira um pouco pra inglês ver em termos de qualidade, mas dentro dos objetivos do Festival, que é de botar as pessoas pra brincar, funcionou direitinho.

Como a Capoeira, mostraram também o Kabubu do Congo; a Malha de Portugal; o Tiàoshéng de Taiwan; a Ulama de cadera do México; a Varpa da Suécia e o Zurkhaneh do Irã. Além desses, um monte de outros jogos das diversas regiões italianas, além de jogos urbanos (como o skate e o iô-iô por exemplo) e alguns jogos de mesa. Todos esses vocês podem ver as imagens no site do Festival.

A cidade, com sua beleza de tirar fôlego, estava tomada de gente brincando. Um clima idílico.

Teve seminários, mesas redondas, work-shops, exposições, shows, tudo em torno do brincar. Muito, muito legal mesmo.

Aqui algumas fotos que fiz durante o passeio que fiz por lá com meu sobrinho Tomás, de 6 anos, que estava me visitando por aqui e deu outra graça ao Festival. Ano que vem vou ter de  alugar um menino pra ir comigo =)

Tom&Cia 035 Tom&Cia 039 Tom&Cia 042Tom&Cia 044 Tom&Cia 058

_Claudia_

5 comentários:

Silvia disse...

Claudietta! Você já tem DUAS meninas (e uma GRANDONA) pro ano que vem, viu? ;)

Claudia Souza disse...

Silvia querida, que bom que não vou precisar alugar as tuas meninas! Nem você! hahaha Vamos todas juntas mesmo, vai ser ainda mais maravilhoso que aquele ano que fomos nós duas. Beijocas!

Cibele disse...

Clau, Fiquei curiosa com essas duas fotos últimas...parece o nosso taco. O que é?

PS: Me leva tb? Eu sou bem pequena!

Claudia Souza disse...

A penúltima é um jogo de bastões, a pessoa rola o bastão em cima de outros que estão em pé, como boliche. Deve derrubar o máximo possível. Chama-se Bije.
A última... ah, a última foto, AINDA BEM que você perguntou! =D Essa aí é a famosa e antiga Lippa, um jogo SUPER bacana que eu estou estudando e até comprei uma pra levar pro Brasil ano que vem e a gente jogar juntas! Tem essa pecinha pontuda que fica no chão, a pessoa tem de levantá-la com o bastão e golpeá-la de novo, no ar, atingindo alguns objetivos. O jogo mesmo, clássico, é complicadíssimo! Fica um tanto de gente com aquelas máscaras de tratar abelhas em campo hahaha Depois escrevo um post só sobre a Lippa, mas quando já estiver sabendo jogar! =*

Claudia Souza disse...

Ops. Ca-la-ro que te levo! VEM!!!!!=D

 
BlogBlogs.Com.Br