sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os pais da Era do Gelo (Atenção, se você não viu o filme e tem intenção de assistir, não leia)


Acabo de escrever sobre a paternidade e vou desavisada ao cinema assistir A Era do Gelo 3. Saí de lá cheia de pipoca e novas idéias sobre essa questão. Acabei enxergando um fenômeno que nem tinha notado, o surgimento do pai excessivamente zeloso. (Ok, ok, Clau, Concordei pelo menos em parte com sua posição).

Manny e Ellie, os mamutes, estão esperando um bebê. Manny é tomado de ansiedade e se cerca de precauções para proteger o bebê. A mãe adverte: _Em qual mundo você pensa que esse neném vai nascer? Pergunta profética...

Enquanto isso, Sid, o bicho preguiça que faz o papel de bobo-chatinho tão comum nos desenhos animados, resolve adotar três ovos sem saber que são dinossauros. Segue-se uma cena que de tão real chega a ser constrangedora: o preguiça Sid, ao ver que os filhotes dos quais não dá conta engolem outros filhotes, diz apavorado:_Vou contar até três pra você cuspir!

Em seguida chega a verdadeira mãe dos dinossauros, fazendo tremer até os ossos do esqueleto. Sid protege os três e emenda num lapso genial: _Calma gente, a mamãe está aqui!

Pois bem, acabam todos Manny, Ellie, Sid e Diego nas profundezas de um Vale de Dinossauros (aqui se revela a frase profética da mãe), onde nasce o bebê dos mamutes. Mas não sem que antes Manny assuma uma certa agressividade (só encontrada mesmo nas profundezas), a fim de tomar o seu papel de pai.

E o Sid? Bom, quando ele esteve frente ao perigo, a mãe dinossauro o salvou. Os três dinossaurinhos passam bem. O que me leva a pensar que não importa quem, mas alguém tem que executar esse papel.

Vão então três bons motivos para ver o desenho: ver o trabalho de um brasileiro lá fora, pensar sobre a paternidade e o universo masculino e principalmente se divertir.

Por fim, inicio com esse post uma série sobre pais de desenho animado. Se alguém quiser aproveitar as férias (tá, tá o recesso) com as crianças e dar um pulo na locadora, sexta-feira que vem vou falar do Marlin, o pai do Nemo. Depois, teremos ainda o pai do Bambi e outros pais.

10 comentários:

Mauricio J disse...

Boa idéia. Tem o pai do Kevin, do Anos Incríveis...tem o pai do Linguine, que sem conhecer o filho deixa o restaurante em Rataouille. Quê mais...tem o papel do Baguera e o papel do Balu como tutores do Mogli etc.

Claudia Souza disse...

Ha ha ha Ci, você é DEMAIS. Te amo, sócia =)

Nota: olha o jeito que cada Quinteira chama a mesma coisa:
Quinteira1 (eu): pais babões
Quinteira2 (a Cibbele): pais excessivamente zelosos.

Ha ha ha ha Eu sou horrorosa!!!! Deve ser a idade tsc tsc tsc
Não. A Ci nunca vai ser idiota como eu =)

Claudia Souza disse...

Pra mim nunca houve nem vai haver pai de desenho animado como................... ele, HOMER SIMPSON!!! (nem filho como o Bart!) =D

Cibele disse...

Ôpa, demorou pra um pai se manifestar! Ótimas lembranças, J.! O pai do Linguine...e Mogli! Tem ainda o Rei Leão...Dos Anos Incríveis eu não me lembro, não...

Clau, pois é menina, como é que eu não tinha visto esse fenômeno bem na minha cara! Concordei que eles existem...ok, ok...mas não que seja "feio". Talvez estranho...E mais! Como é que fica essa "masculinidade" num casal de homossexuais com filhos, por exemplo? Por isso eu ainda acho que o casal acaba tacitamente pactuando sobre quem faz qual papel e que na maioria das vezes, a coisa é bem híbrida.
Talvez a gente precise alargar a nossa recepção pra essas novas formas de distribuição de papéis, sob pena de comprometer os novos arranhos familiares.
Que que cê acha? Beijos, loviu tu,
A lady

Claudia Souza disse...

Cibbele, acho que depende do conceito de masculinidade que se tem. Um cara pode até ser muito feminino sem ser babão, entende? Sendo ele homo ou heterossexual, nem tem muito a ver com isso não. Ahh, e pra complicar a coisa, digo que acho feio também a mãe babona, mas essa é mais perdoável e menos comum hoje em dia ha ha ha

Allan Robert P. J. disse...

Oba! Finalmente consigo comentar.
Se puder, conte como fez, pois frequento alguns blogs onde ainda não consigo comentar.

[Não li o post, vou assistir o filme.]

Claudia Souza disse...

Ei, Allan!! Que boooom! Agora comente sempre aqui, heim?? Você vai contribuir muito pra essas conversas de quintal!! Abração.
PS.: Te expliquei por e-mail como corrigimos o problema.

Claudia Souza disse...

Também não vi o filme. Aqui na Italia estréia dia 27 ainda! =(

Cibele disse...

Oi, Allan! Depois de assistir, vem aqui contar, tá?

Uma coia que eu achei uma boa sacada foi essa imagem do filme.. os apavorados são os machos e apavorante é a mamãe dino. Bastava que a Ellie (a mamute fêmea) estivesse junto do grupo pra desconstruir essa idéia da crise da paternidade.

Grasiela disse...

Vi " A era do gelo 3" com meus filhos e gostei muito. Estou de acordo que pais atenciosos e presentes são muito atraentes e interessantes aos olhos de uma mulher. Neste século 21 os homens precisam diminuir a defasagem evolutiva no que se refere a participação real na vida familiar.

Um beijo

Grasiela Isaga

 
BlogBlogs.Com.Br