segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dinossauros do Brasil - descolonizando a paleontologia

Calhou da Clau comentar mais de uma vez sobre o surgimento dos dinossauros no currículo da educação infantil com a minha própria filha estar se aventurando pela pré-história e lá fui eu atrás das pegadas desses bichos.

Não me lembro de ter estudado sobre eles na escola, embora me lembre bem da professora falando sobre a pré-história, surgimento da roda, domínio do fogo e pinturas rupestres. Os nômades, os fósseis, da pedra lascada à pedra polida. Lembrei da clássica excursão que as crianças belorizontinas fazem à Gruta da Lapinha, onde Peter Lund achou fósseis de animais pré-históricos e o crânio do Homem de Lagoa Santa, que viveu, calcula-se, há 10 mil anos.

Mas foi no Museu de Taubaté, conhecendo o Paraphysornis brasiliensis do qual já falei aqui, que me ocorreu fuxicar mais sobre os animais pré-históricos do Brasil e América do Sul. Primeiro descobri incríveis aves gigantes e carnívoras. Mas quem poderia imaginar que um réptil herbívoro gigante, como esse aí embaixo, foi encontrado ali mesmo, em Uberada? E esse gigante carnívoro à esquerda? Alô, alô fabricantes de brinquedos! Chega de Tiranossauro Rex!

É bem verdade que a paleontologia brasileira ainda engatinha e não é fácil achar informações sobre os animais pré-históricos brasileiros, mas deixo aqui a minha pequena contribuição, uma lista de links, que espero, sirva de inspiração:



http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauros_no_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_dos_Dinossauros
http://www.valedosdinossauros.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paleorrota
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15233.shtml
http://virtualbooks.terra.com.br/livros_online/dinossauros_do_Brasil/capa.htm
http://acd.ufrj.br/mndgp/pv/index.html
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/caracteristicas/dinossauros-do-brasil.php
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1096&sid=129#dinobrasil
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20&sid=9
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2818
http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/2812
http://www.smartkids.com.br/especiais/dinossauros-brasileiros.html
http://www.museuhistorianatural.com/



Recomendo também o segundo volume dessa série de dvds. O primeiro também é legal, mas o segundo se dedica aos animais da américa do sul.





Quem quiser engordar a minha lista, será muito bem vindo.



_Cibele_

6 comentários:

Claudia Souza disse...

Ha ha ha ha eu brinco sempre com isso mesmo. Quem botou dinossauro nos currículos de Educação Infantil não foi o MEC, foi o Spielberg!! E não é só aí no Brasil, não! Aqui na Itália também, as Scuole Materne (e até Elementari) são lotadas desses bichos. Mas os italianos também estão tentando descolinizar, como você disse. Ainda essa semana saiu na National Geographic italiana uma matéria chamada "Ciro e i suoi fratelli" (Ciro e seus irmãos") com entrevistas a paleontólogos e museólogos italianos e revelações sobre os muitos fósseis de dinossauro encontrados aqui. Dinossauros versão macarroni, sem T-Rex ha ha ha Tem até um depoimento de um paleontólogo dizendo que ANTES de Spielberg ninguém mais, além dos acadêmicos, ligava pra esses bichos. "Agora - ele diz - a meninada se esforça até pra pronunciar os nomes científicos". E não são só as crianças. "DEPOIS do primeiro Spielberg tivemos 600 matrículas a mais em ciências naturais" - é o que diz o o presidente da Sociedade de Paleontologia Italiana e professor na Universidade de Milão. Um link pra revista: http://www.nationalgeographic.it/nat_geo/riv_sch.jsp#

Claudia Souza disse...

Ops, falha nossa, descolOnizar, claro.

(É... sinal dos tempos!) como diz a minha mãe.

Cibele disse...

Colonialismos à parte, que é muito maluco imaginar a Terra povoada por répteis gigantes, ah, isso é...

Claudia Souza disse...

Acabei de ler que "os dinossauros substituíram os dragões no imaginário coletivo". Maluco imaginar esses seres gigantes de todo jeito.

Claudia Souza disse...

Cê viu que acharam o fóssil de um T-Rex 100 vezes menor? Saiu na Folha hoje. Esquisito isso, né? Idênticos, mas em proporções super diferentes.

QUINTEIRAS disse...

Eu vi...perdeu bastante da graça, né?

 
BlogBlogs.Com.Br