quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Downi Creations dolly

Fiquei sabendo num blog italiano da existência de uma nova linha de bonecas que representam pessoas com capaBoneca cegacidade física e mental diversa: a boneca down com olhos amendolados, a boneca de turbante como se fizesse quimioterapia, a boneca com óculos escuros, bengala e cão-guia (foto), a boneca em cadeira de rodas.

Fui direcionada pelo mesmo blog a este link da Times Magazine e soube, entre outras coisas, que a discussão tem sido muito ampla a respeito, inclusive com a participação de pais de crianças “especiais”.

Os fabricantes apostam na intenção de favorecerDisabilityDoll a identificação dessas crianças com o brinquedo, colaborando com sua auto-estima.

Alguns pais se ofendem com o modo em que seus filhos vêm representados. Outros apoiam a iniciativa como possibilidade de ampliar a visão das crianças “normais” a respeito de suas coetâneas “diferentes”, o que serviria como prevenção de comportamentos agressivos e discriminatórios em relação a elas.


Fiquei pensando um monte de coisas. Antes de tudo fiquei curiosa em saber como reagem as próprias crianças a essas bonecas. E me coloquei inúmeras perguntas, bem mais que respostas.

A vocês, o que parece?

_Claudia Souza_

2 comentários:

Cibele disse...

Ah, que legal! Eu gostei...Achei as bonecas muito bonitas. Mas sem dúvida alguma quem pode dizer melhor é quem passa por isso. Quem sabe alguém vem dar uma luz pra gente, de dentro da situação?

De qualquer forma, interessante essa idéia de pensar na necessidade dos bonecos serem tão parecidas com seus donos. Bonecos totalmente diferente das Waldorf, por exemplo.

Claudia Souza disse...

Ai, eu tenho medo das bonecas Waldorf.
##
Não sei, continuo cheia de perguntas, Ci. Mas ver você falando assim já me fez pensar que não é aquela coisa de politicamente correto, meno male! =)

 
BlogBlogs.Com.Br