quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O mineirês europeu

catalão

O idioma catalão é tão bonitinho. Me pareceu basicamente um encontro do espanhol com o italiano e o francês. A gente vê isso no vocabulário, por exemplo mulher não é mujer, é dona (em italiano, donna). Amigo é amics (e se pronuncia como em francês, ami). Pra dizer até amanhã, dizen fins demàs (em francês, demain e em italiano fino a). E tem essa coisa de terminar as palavras antes da hora, de comer letra, mas não é só no oral não, é no escrito também. Fundació, ao invés de Fundación. Passeg ao invés de Passeggio. Parece mineirop falando. Tem ainda o modo engraçado de separar a palavra com um hífen: Paral-lel, col-lecció… quando a letra é dobrada. Essas algumas regulariades que identifiquei assim por alto.

Eu ficava tentando ler as coisas nas ruas igual menino aprendendo a ler. Ótimo exercício quando a gente vai num país de língua diferente da nossa. Até na Bélgica consegui, usando o contexto e a curiosidade, extrair algum significado das placas em flamengo, ou melhor, neerlandês (como é mais correto dizer).

Em Barcelona foi bem mais fácil, claro. Cruzamento de línguas já minhas conhecidas.

Criança aprende a ler assim, fazendo leitura contextual. Desde muito pequena. Inútil achar que só vai ver as letras na escola. Inútil também essa coisa de tentar esconder as letras delas antes da alfabetização (tem gente que até marca idade, 7 anos). Afinal já nascem num mundo que é todo letrado. Tem letra pra todo lado e elas, claro, se perguntam o que é aquilo e pra que serve aquilo, como todo o resto.

Eu concordo em só começar um trabalho sistematizado a partir de uma certa idade (antes é perder tempo de coisas mais importantes), e essa idade a própria criança nos indica. Geralmente os meninos mais tarde (tipo 7) e as meninas um pouquinho mais cedo (entre 5 e 6 anos). Mas que eles ‘tão investigando o tempo todo, ah isso ‘tão! E não custa responder a algumas perguntas com sinceridade e até estimular o raciocínio. Brincando.

O Letramento (muito mais amplo que a alfabetização) é um processo pessoal, super lindo, que começa no berço.

_Claudia_

3 comentários:

PAULA JUCHEM disse...

Oi Claudia,
Passei esse ano pelo "letramento" do Pedro, foi e tem sido muito bonito ve-lo no processo da leitura. Mas agora esta contecendo uma perda da abilidade que ele sempre teve para o desenho hiper criativo, outro dia veio conversar comigo com um tom serio sobre o quando esta sendo dificil ter ideias para os seus desenhos... respondi pra ele que isso era impressão dele, que desenhar é so começar que o desenho aparecia na cabeça dele e passava pro papel ocmo sempre foi,,, enfim desdramatizei como pude o momento dele, até que ontem a noite peguei ele sentadinho com um lapis e uma folha de papel fazendo varios banalissimos desenhos de espirais... (daqueles que eu não gosto de ME pegar fazendo) ai foi minha vez de ficar pensando que ele realmente esta passando por uma fase de racionalizar,de menino que esta chegando pertos dos 8 anos, mudando mesmo... por isso te pergunto, isso tem a ver com a alfabetização ou é somennte crescimento? um abraço, PAULA

Claudia Souza disse...

Então, Paula, tem a ver com a idade e com o processo de sistematização do Letramento sim. Acaba que nessa idade o desenho tende a se estereotipar um pouco porque adquire um sentido de comunicação mais que de expressão. É o período em que se quer através do desenho, basicamente, passar uma idéia simples e ser facilmente reconhecido. Aí "empobrece" mesmo. Além disso, a cabeça está ocupada com uma outra linguagem e seus desafios, é normal que o desenho seja colocado um pouco de lado como mecanismo de "catarse" que era, agora já se tem outros instrumentos... E, é claro, tem a ver com o clássico período freudiano da latência. Mas volta, não se preocupe, em breve essas coisas todas são elaboradas e ele volta a ter no desenho uma linguagem fortíssima de expressão. Espera só até o código alfabético estar mais estável, a latência acabar e a comunicação estar firme, e você vai notar a diferença. Beijos!!

PAULA JUCHEM disse...

Ilumindor o teu comentario Claudia, obrigada sempre!

 
BlogBlogs.Com.Br