segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fralda ecológica

Quando Davi nasceu, há quase 15 anos, embora em pleno boom das fraldas descartáveis, optei pelo uso das fraldas de pano durante o dia. Lembram delas? Hoje parecem relíquias de um passado distante.

fralda-de-pano

Ele usava fraldas descartáveis só pra dormir. Naquela época, li muito sobre isso e tirei minha conclusão principalmente de 2 pontos: a maior irritabilidade da pele que a fralda descartável provoca (devido aos componentes químicos para torná-las impermeáveis e porque impedem a natural circulação do ar) e o desrespeito ao meio ambiente, já que são altamente poluidoras (constituem 15% do lixo não reciclável). Depois percebi que existiam outros motivos importantes: economia doméstica (as fraldas descartáveis custavam muito!), facilitação da aprendizagem do controle dos esfíncteres (com a fralda de pano, a criança é capaz de perceber melhor os excrementos e de sentir um certo incômodo, o que a estimula a controlar os esfíncteres mais cedo e de um modo mais natural), maior conforto para o bebê (o algodão é muito mais “fofinho” de vestir). Existem até estudos associando o aumento de temperatura provocado pelas fraldas descartáveis ao aumento da infertilidade masculina nos últimos 25 anos.

Era meio trabalhoso sim. Eu tinha de lavar a mão e ferver as fraldas num balde de alumínio. Depois estendê-las e no dia seguinte passá-las a ferro. Mas não eram tarefas que eu fazia chateada não. Era algo como preparar eu mesma a papinha dele, dar o banho, cuidar do quarto… coisas que me davam mais prazer que trabalho, na verdade. Eu tinha construído algumas condições de maternidade que a maioria das mulheres não tem: trabalhava fora poucas horas por dia, tinha uma auxiliar em casa e o estado de ser mãe tinha sido uma escolha tanto racional quanto afetiva. Tudo isso colaborou pra que o período-fralda fosse curto (pra ser mais exata, durou o tempo natural) e tranquilo aqui em casa.

Hoje as fraldas descartáveis ocuparam seu espaço no mercado e ninguém mais pensa nas old-fashioned fraldas de algodão. Ninguém? …

baby7_230x230[1]

Aqui na Itália um grupo de mulheres está levando avante um belíssimo projeto chamado “Fralda Amiga”, cada dia mais amplo no país. O projeto funciona assim: apenas nasce um bebê, e antes mesmo de colocarem os enfeites tradicionais nas portas das casas, as mães recebem uma carta convidando a participar do projeto e explicando as vantagens, junto com um kit de 24 fraldas de algodão e 3 calcinhas/cuequinhas impermeáveis. As fraldas são de nova geração: são feitas com 90% algodão e 10% de um material absorvente natural, podem ser lavadas na máquina e enxugam rapidinho, sem precisar passar a ferro. O modelo é já em forma de shortinho, o que facilita o uso (não precisa dobrar). pannolini_lavabili

As mães que aceitaram participar (já são muitas) estão fazendo um diário de campo e as impressões não podiam ser mais positivas. Com a experiência, conseguiram convencer primeiro as avós (que resistiam achando que era um retorno ao passado depois de uma grande conquista) e os maridos, que temiam que as fraldas na máquina de lavar sujassem suas camisas. O projeto foi testado com mães consideradas “difíceis” (muitos filhos, trabalhadoras, singles) e deu também ótimos resultados. Os números são animadores, a porcentagem de desistência é só de 0,2%.

Enfim, um projeto que está fazendo seu caminho por aqui e que merece ser aplaudido. Parece que esse movimento já chegou aí no Brasil, mas as novas fraldas ainda não estão disponíveis. Não tenho notícia de projetos oficiais. Se não me engano, as novas fraldas de algodão já estão à venda pelo E-bay... Vale a pena procurar também em lojas virtuais e outros distribuidores.

_Claudia_

2 comentários:

Cibele disse...

Por aqui, já temos alguns fabricantes, mas (que eu saiba) nenhum projeto oficial.

http://www.babyslings.com.br/fraldas_de_pano_web.htm

Já ouvi um argumento contra as de pano antigas...ouvi em algum lugar que a água, energia elétrica e gás dispendidos prejudicariam ainda mais o meio ambiente...será?

Claudia disse...

Ci, não creio que o prejuízo ambiental seja maior, porque a poluição de produtos não recicláveis é avassaladora... de todo jeito, com essas fraldas de nova geração a coisa muda bastante, porque não precisam ser passadas e nem fervidas. Gastam só a energia da lavagem na máquina, podendo inclusive ser colocadas junto com as outras roupas normalmente (foi o que li).

 
BlogBlogs.Com.Br