terça-feira, 11 de maio de 2010

A bagunça geral de Spike Jonze


É difícil imaginar que um livro tão lindo possa ser adaptado para o cinema de forma tão igualmente linda. Quando o assunto é "Onde Vivem os Monstros", uma coisa é uma coisa (ou um livro é um livro) e outra coisa é outra coisa (o filme é o filme), embora ambos sejam coisas lindas.

Tão cedo me esquecerei de Max, sua história e a meia fina da mãe dele e do menino sendo engolido por KW para se safar da ira do amigo Carol. Cenas que não estavam no livro, mas que seguem a mesma poesia dele. Da solidão tão propriamente infantil, do ciúmes e do amor.

A indicação etária é 10 anos porque, diz a capa do DVD_ há cenas de violência dispensáveis para a compreensão do enredo. Primeiro que a tensão da convivência com os monstros é indispensável para o filme (e o livro), sim senhor. Além disso, o que a indicação chama de violência é a possibilidade, mais que conhecida pela cultura infantil, de ser comido por um monstro.

Na modesta opinião da Quinteira que vos fala, é um filme sem idade. Uma seqüência visual de arrepiar. Uma trilha sonora impecável. Uma adaptação cheia de cenas do além livro impressindíveis e delicadas.

Pode ser (eu disse, pode ser) que os muito pequerruchos não entendam, mas vez em quando entender não é o fundamental.

O trailler

E todo o resto numa locadora perto de você.

_Cibele_

2 comentários:

Claudia Souza disse...

Eu li o livro. Muito lindo! E suuuper atual, mesmo tendo sido escrito há 47 anos. As ilustrações são primorosas. Vou tentar ver o filme, acho que aqui ainda não chegou. Como aqui tudo é dublado, sempre demora mais a sair que no Brasil (duplamente chato).

Claudia Souza disse...

Em tempo: sou fã de carteirinha do Spike Jonze.

 
BlogBlogs.Com.Br