quinta-feira, 6 de maio de 2010

A casa nossa de cada dia

Numa pesquisa recente, revelou-se que a sociedade moderna é a sociedade das pessoas dentro de casa. Nunca se esteve tanto dentro de casa como agora, e as novas tecnologias (TV, social network, video-games, internet…) servem pra garantir esta “conquista” da humanidade: cada um (bem escondido)dentro do seu bloquinho (cada vez mais reduzido) de alvenaria. De compensado, de madeira ou até tão confortável ao ponto de você nem se sentir dentro… o que vale é ser bem fechado, onde as pessoas possam se esconder umas das outras.

Volpi

Imagem: Alfredo Volpi

As casas diminuíram, evoluíram, se verticalizaram, se transformaram. Prioridade para os quartos ou O quarto. Banheiro prático. Cozinha funcional, sob medida para seu objetivo. Certas partes das casas estão se tornando cada vez mais obsoletas: sala de visitas, quarto de empregada, dispensa, área de serviço, quintal.

Com isto, se transformam também os relacionamentos entre os moradores. As famílias também diminuíram (menos filhos por casal), evoluíram (estão mais complexas com as novas modalidades de comportamento familiar) e por que não, se verticalizaram (cada “etapa” da vida está extremamente definida e isolada das outras).

Ouvindo uma entrevista com os sobreviventes do terremoto do ano passado na região de Abbruzzo, aqui na Italia, me chamou a atenção as pessoas (entre elas crianças) dizendo que suas vidas tinham se tornado, nas barracas de emergência, muito mais agradáveis que quando viviam dentro de casa.

_Por que? pergunta o repórter incrédulo.

_ Porque agora a gente convive uns com os outros – responde uma senhora que antes do terremoto vivia sozinha e passava os dias na frente da TV e agora divide a barraca com outras três antigas vizinhas.

_Mas você não sente falta do computador? pergunta a uma adolescente.

_Até me esqueço que já tive um – responde ela, sorridente no meio de gente de toda idade que programa um evento.

Seguem-se cenas de crianças brincando, de adultos jogando juntos, conversando, se reencontrando.

Deu vontade de dar um passeio pela rua!

_Claudia_

2 comentários:

Ju Steck disse...

Oi Cláudia, você tem um link para essa reportagem?
Que coisa interessante mesmo!

Claudia Souza disse...

Oi, Ju. É esse:
http://www.video.mediaset.it/video/iene/puntata/162357/lucci-un-anno-fa-il-terremoto.html
(eu ia até linkar, mas como tá em italiano...)

 
BlogBlogs.Com.Br