quarta-feira, 25 de março de 2009

A Feira do Livro de Bologna



Ufa!! Estou viva e feliz. Mas cansadíssima! Como acontece depois de um parto.



Voltei hoje de dois dias na Bologna Book's Fair 2009, uma das mais importantes Feiras Internacionais do Livro Infantil do mundo. Me permitam "duas" linhas de egotrip: este ano foi oficialmente lançado lá meu primeiro (espero de muitos!) livro pra crianças. Não foi ainda publicado (deve ser até junho deste ano, pela Editora Callis de São Paulo), mas um modelo em inglês já foi apresentado a Editores do mundo inteiro.








"A planta carnívora de Leo" - escrito por mim e ilustrado pela talentosa Chris Mazzotta, ilustradora paulista que, com este, completa três livros-filhos, um deles a versão italiana d' "O Galo que cantava pra fazer o sol nascer", do não menos talentoso Rubem Alves (que, por sinal é meu conterrâneo).





Na mesma Feira, apresentei outros projetos e comecei a tecer outras idéias. Quem sabe ano que vem tenhamos novos filhotes? Estamos já de dedos cruzados.

E vocês, leitores do Quintarola, preparem-se pra correr pras "melhores livrarias do ramo" quando o livro começar a ser vendido.




Da série "Encontros na Feira":

  • Weebeasts - do artista californiano Micah Linton. Olha ele ali, absolutamente sozinho no seu stand, cercado das suas criaturas. Uma só pessoa que faz texto, ilustração, edição, distribuição... Parece alguma coisa medieval? Existe alguém no mundo moderno ultra-fragmentado que pega o trabalho criativo com as próprias mãos e... vende! No meu caso, não. Ganhei um!! Iêba. O moço tem um currículo invejável, que inclui até a Dream Works.


  • André Neves - ilustrador e escritor pernambucano. Uma pessoa absolutamente adorável. Generoso, disponível, simpático, acolhedor. Coitado dele, usei e abusei de seus conhecimentos nessa Feira. E aprendi um bocado de coisas com ele!



  • Mauricio de Souza - ícone da minha infância. Esse foi o momento tietagem da Feira. Tiramos, eu e a Paula, fotinha com ele e tudo, pra posteridade.
  • (Ai, eu sai gorda nessa foto!)


  • Gabriella Poglianich - encadernadora (que linda esta arte!). Uma das pessoas mais belas e iluminadas que já conheci na vida. Cinco minutos em sua presença são capazes de te fazer esquecer de 30 anos de mazelas.

  • Begoña Lobo Abascal - editora-responsável de MediaVaca, Livros Infantis, Espanha - uma Editora estupenda guiada por uma mulher estupenda. Deu vontade de chorar também quando fui cumprimentá-la pelo merecidíssimo primeiro prêmio da Feira e ela deixou cair duas lagriminhas. Depois veio correndo atrás de mim - uma ilustre desconhecida - com um foulder de um concurso internacional de contos infantis.

Afinal, para-além do business editorial, não é pra isso - os encontros - que servem as Feiras? :-D


_ Claudia Souza _

11 comentários:

QUINTEIRAS disse...

Ar-ra-sou!!! É a Clau conquistando o mundo!

Eu já li A Planta Carnívora de Leo (lalalalalala)e posso garantir que é literatura infantil de primeira qualidade.

Parabéns sócia!

Anônimo disse...

Sociabilidade e educação infantil no sentido mais amplo!!!
Excelente o blog de vocês. Estão de parabéns!!
Fico super feliz de encontrar preciosidades com o Quintarola na Web.Proposta excelente que pode render uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Deveria servir de exemplo a mulheres que se julgam interessantes e inteligentes, mas escrevem coisas absolutamente desinteressantes em seus blogs.
Não sei como elas não tem vergonha de vir até aqui, comentar bobagens e ainda manter seus próprios blogs ativos.

Anônimo disse...

Oi, Anônimo! Obrigada pelos elogios!

Só uma ressalva: a contribuição na web com coisas dessinteressantes não é privilégio feminino não, viu? Vamos ter de dividir com os homens essa honraria!

Um abraço e volte sempre!

Anônimo disse...

Olá, não a conheço, mas amo a literatura infantil. Quero parabenizá-la.
Sou autora de um livro infantil "O galo que pingava ouro".

No meu blog, tem a capa do meu livro.

Anônimo disse...

Tiana, entao voce sabe bem o que é a coisa, né? Parabéns pra voce também! Abraços.
Anonimo: faço minhas as palavras da Cibbele. Volte mesmo!

Anônimo disse...

Claudia, hoje eu comentei com a Dri que você é "do mundo" mesmo... Fico feliz por mais essa empreitada e te desejo muito sucesso... Quando você vier vamos marcar um lançamento do livro aqui no CLIC?
Beijos

Anônimo disse...

Claro, Leticia!! Desse e dos proximos que virao!! Beijos, adorei te ver aqui no Quintarola. Volta sempre, palpita, comenta... vamos continuar nosso crescimento juntas.

Luiz Carlos Garrocho disse...

Cláudia,

Parabéns!

Quero comprar para meu filho e ler junto com ele.

Abraços

Claudia Souza disse...

Oi, Garrocho, entao, o Arthur ta na minha lista pra fazer uma dedicatoria bem apaixonada rsrsrs Beijao e obrigada!

lilly disse...

Oi Cláudia,

Estou feliz por vc e quando eu comentar com a Laíz tenho certeza que ela vai querer o livro dela também. Lembramos e falamos muito de vc aqui em casa.

Vida longa...

Um abraço com muita saudade, p/ vc e p/ o David.
Lilly

Claudia Souza disse...

Ei, Lílian, que saudade de você e da Lala!! Pode deixar que o livro de vocês vai direitinho praí, tá bom? Eu também não esqueço de vocês nunca! Beijos!

 
BlogBlogs.Com.Br