sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brincando com letras e palavras

aeiou O livro de uma das minhas escritoras/ilustradoras preferidas, Angela-Lago (escreve assim mesmo, até o nome artístico dela é lúdico!), junto com minha amiga Zoé Rios, ex-professora-alfabetizadora, atualmente doutora em Psicologia e professora da PUC, “AEIOU”, da Editora RHJ, está concorrendo ao Prêmio Jabuti de livros infantis desse ano. E eu vou ganhar um de presente! =D

(Olha que coisa. Em Belo Horizonte é impressionante mesmo como TODOMUNDO se conhece. Eu nem sabia dessa parceria das duas. Não sabia nem que a Zoé escrevia pra crianças. Escrevi pra Angela assim na cara dura, tipo fã de carteirinha mesmo, contando da oficina que fiz no IBRIT (Instituto Brasil Italia) com outro livro dela, “De morte”. Fiz uma série de encontros lá esse mês sobre literatura infantil brasileira, cada dia lendo um livro diferente e propondo brincadeiras a partir deles (“Un libro un gioco”). Aí ela resolveu me presentear com o livro e a moça da editora contou que era dela com a Zoé Rios. Bingo!)

Fica aí a dica. Inclusive do site da Angela (link acima), que é imperdível! Destaque pra Chapeuzinho Vermelho que anda por aí cantando "La vie en rose" =D

_Claudia_

5 comentários:

Cibele disse...

Legal demais essa oficina, heim! Vez em quando eu acho uns casamentos interessantes entre literatura e brincadeiras. Outro dia foi o livro galope
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2377965&sid=18927126510320493262043267&k5=37419A2D&uid=
e a brincadeira mãezinha da rua. Os meninos adoraram!

Claudia disse...

Pois é. Acho que vou escrever um post sobre essa série de oficinas. Teve muita coisa interessante, inclusive demarcando o território entre a infância brasileira e a italiana...

Claudia disse...

Que legal esse livro Galope! Belo toque, Ci! Mas vocês vocês brincaram de mãe da rua a partir dele? Não entendi...

Cibele disse...

É assim, Clau...Eu começo brincando de mãezinha da rua, só que vou autorizando as saídas das crianças pela ordem que os bichos aparecem no livro...o livro é uma seqüência de perguntas...você consegue nadar como uma tartaruga? galopar como um cavalo? voar como uma aguia? quando acaba a brincadeira e alguns deles chegam ao outro lado, a gente faz uma roda e lê. O fim é uma graça..."se vc conseguiu nadar como uma tartaruga, voar como uma águia, etc...você é uma estrela de primeira grandeza!" Como eu trabalho com crianças carentes, puxa vida, faz um bem danado a eles.
só que o livro é americano, acho...traduzido pra cá...

Depois me conta como vc tem trabalhado aí?...com oficina semanal, haja idéia!

Claudia disse...

Então, é sempre assim, eu leio o livro (nas duas línguas), converso com as crianças tipo roda de literatura mesmo, sobre autor, ilustrador, técnicas, estilo, etc etc e depois a gente brinca. Cada dia é uma coisa diferente, dependendo do livro: marionetes, teatro de sombras, lustração com técnica mista, roda de cantoria, cirandas e jogos tradicionais. Tem sido muito legal!
##
Recebi o livro e é ainda mais lindo que imaginava. As ilustrações são belíssimas e o texto é simplesmente adorável. Indico DE COM FORÇA!

 
BlogBlogs.Com.Br