quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Brinquedos extraordinários 2: Sua majestade, o pião

menino_com_piao1

Pra mim, é o brinquedo mais completo que existe. Requer concentração, habilidade, paciência, até um pouco de obstinação. Na sua simplicidade, o pião propõe inúmeras variações de forma, material, mecanismo, bem como de jogo e de jogada. Desde a sua construção até as regras de competição, é tudo complexo e altamente poético: o giro do pião reproduz o movimento dos planetas.

Talvez por isso tenha sido usado como objeto de xamanismo e de outros rituais adivinhatórios na Antiguidade. Existem registros de piões em civilizações tão antigas a perder de vista: Grécia e Roma Antigas, Mali, Japão… Foram encontrados nas escavações de Pompéia. Virgílio, no Livro III, da Eneida, designou o pião quando disse: “Volitans sub verbere turbo.”

Existem basicamente três tipos de pião: o pião tradicional (aquele em que se enrola o cordão por toda a extensão e deppiorraois, num movimento abrupto de puxar a "fieira", é colocado a girar), a piorra, cujo impulso pra girar é simplesmente mecânico, sem o cordão, e a carrapeta, que tem uma hastezinha de madeira colocada paralelamente ao eixo, na qual se infia o cordão que será puxado. carrapeta Esta última é muito brincada nas civilizações indígenas da Amazônia, sendo construída geralmente com cabaça. Mas essas três denominações podem ser usadas como sinônimos também, ao gosto do freguês.

Pra brincar com o pião existem vários jogos: a cela, a caça, a bata. Pra saber mais, clique aqui. Tem até o “chão de pião”, que é um círculo de borracha colocado no pavimento onde acontece a “luta”.

Com o tempo e muito exercício, a gente vai aprendendo alguns movimentos e estratégias que tornam o jogo cada vez mais interessante. Maaas… É como eu dizia pra Cibbele outro dia: esses brinquedos são custosos, não é só chegar e já ir jogando não!

_Claudia_

4 comentários:

Cibele disse...

Eu aprendi a fazer um peão com tampinha de detergente e arruela que é uma coisa, vc já viu?

Claudia disse...

Suuuuper legal! E a piorra de papel cartão e lápis?
Dá pra fazer pião de mil jeitos.

Allan Robert P. J. disse...

Tinha coleção de piões quando guri. Todos ganhos honestamente em jogadas mirabolantes contra parceiros estupefatos. Já fui o príncipe do pião, que o Cosme era o rei. :)

Claudia disse...

Ei, Allan. No meu caso, meu irmão mais velho era o Rei, eu era a princesa =) Também brinquei muito de pião. Meu filho chegou a aprender, mas não teve paciência de "desenvolver a arte".

 
BlogBlogs.Com.Br